Jornal Povo

População de Austin terá viaduto que aguarda há 30 anos

“Uma longa espera, promessas feitas  e finalmente o transtorno causado à população de Austin pela passagem de nível que atravessa a linha do trem no centro do Distrito vai finalmente acabar”. Quem comemora muito é um antigo morador do bairro e hoje Subsecretario Municipal de Obras do Município, Jefferson Ramos.  Ele diz que a população de Austin precisava dessa obra para  voltar a acreditar no crescimento do bairro, onde afirma existir  planos de melhoras e investimento por parte da prefeitura.

Quem mora no local reclama dos constantes transtornos ocasionados pela falta desse viaduto. Um deles é o congestionamento no trânsito por conta da linha férrea, pois como o intervalo dos trens é de cinco em cinco minutos, os motoristas acabam perdendo tempo na espera. Além disso, já houveram até mesmo relatos de pessoas que morreram atropeladas pelos trens por não conseguirem atravessar a tempo. Pensando nisso, também será construída uma passarela para os transeuntes, deixando o acesso praticamente livre nos trilhos, o que irá desafogar o fluxo de carros e preservar vidas.

Os moradores de Austin reivindicam há mais de 30 anos a construção de um viaduto que atrevesse a linha férrea, próximo a estação de trem. O servidor público Carlos Alberto Sousa Reis, de 46 anos, e morador da região há 42, diz que já viu vários acidentes no local. “Já vi caminhão, carro e ônibus baterem no trem. À noite, escuro, o trem vem direto da curva e muitos não vêem”. Conta ele.

“ Agora é pra valer”, garante subsecretário de obras

A tão sonhada e reivindicada obra de construção do viaduto está a pleno vapor e com previsão de entrega à população ainda no primeiro semestre do ano de 2019. O Subsecretário esclarece que tudo está sendo possível em razão da pareceria firmada entre a prefeitura de Nova Iguaçu e o governo do Estado. “ O nosso Prefeito Rogério Lisboa , lutou muito para conseguir esta obra e soube sensibilizar o governador Pezão para finalmente liberar os recursos. Durante estes anos, três governadores chegaram a anunciar o início das obras, mas nenhum deles, de fato, liberaram o dinheiro para que a coisa efetivamente acontecesse”. Explicou o entusiasmado Jefferson Ramos.

 E para garantir que os trabalhos se desenvolvam sem riscos de paralisações, o Subsecretário acompanha de perto os trabalhos no canteiro de obras , afim de que os prazos sejam cumpridos e os materiais sejam corretamente utilizados. “ O papel do município, dentre outros é fiscalizar a execução da obra e proporcionar condições para o seu bom funcionamento”. Diz Jefferson Ramos, expressando a todo o momento a sua felicidade pela construção deste viaduto.

A população espera que as obras de fato sejam concluídas. Dona Damiana, de 69 anos, é nascida e criada em Austin. Ela conta que já estava mais do que na hora desse viaduto sair do papel e espera que traga muitos pontos positivos para a localidade.

“Estávamos precisando disso. Já aconteceram muitas fatalidades aqui por conta da falta do viaduto, coisas que não eram para acontecer. Que bom que eles se atentaram a isso e olharam para nós. Vamos torcer para que tudo dê certo dessa vez”, disse ela.

Já a dona Myrian, de 64 anos, também mora em Austin desde que nasceu. Suas expectativas também são boas para essas obras.

“Esse viaduto aí já tem anos que muita gente diz que vai e nunca fez. Vamos se agora vai. Estou com boas expectativas. Eles finalmente olharam para a população”, disse

Quem também esta feliz com a obra é o prefeito da cidade Rogério Lisboa que expressou seu contentamento no dia do lançamento da obra  “Essa obra do viaduto é uma reivindicação antiga e conversamos com o governador, que teve sensibilidade de autorizar a construção. Até final de novembro esse viaduto estará um funcionamento. Ele vai acabar com os acidentes e atropelamentos, pois esta passagem é muito perigosa” afirmou o prefeito de Nova Iguaçu Rogerio Lisboa