Jornal Povo

Mengão. Agora é plano B ou lano C : Abel ou Dorival

Desde que Muricy Ramalho aceitou comandar o Flamengo, na renovação de mandato da atual diretoria, em 2016, o Flamengo não começa uma temporada com a primeira opção de treinador. A negativa de Renato Gaúcho, que nesta quinta-feira confirmou a renovação com o Grêmio, é mais um episódio que ilustra a dificuldade de planejamento para este cargo no clube. Mesmo com eleição nos próximos dias, o plano A das duas chapas favoritas naufragou. Abel Braga é o plano B, especialmente da oposição, e Dorival Júnior é reconsiderado e reavaliado pela situação.

O caso remonta ao fim de 2015, quando houve a promessa de que Jorge Sampaoli estava fechado com a chapa de Wallim Vasconcellos. Com a doença cardíaca de Muricy Ramalho, Zé Ricardo assumiu como interino e emplacou 2017. No no fim do ano passado, Rueda o substituiu, mas não seguir em 2018 ao optar pela seleção do Chile. O Flamengo começou a atual temporada com Carpegianni, que seria coordenador de futebol.

Este deu lugar ao novo interino, Barbieri, que foi sucedido por Dorival Júnior novamente em fim de temporada. O atual treinador, contudo, não era nem o plano B. Estava atrás de Renato e Abel. Agora, voltou a ser levado em conta, uma vez que Abel tem certa resistência de parte da torcida.

A frustrante negativa de Renato Gaúcho anulou a decisão das chapas de Ricardo Lomba e Rodolfo Landim sobre o treinador. Ambos davam o acordo como certo. Mas o uso político da possível contratação e a falta de autonomia pesaram para o treinador renovar com o Grêmio. Portaluppi preferiu manter-se próximo a uma diretoria em que confia e tem carta branca.

O técnico sabia que se ficasse manteria toda sua comissão técnica. E se viesse teria que trazer apenas seu auxiliar, Alexandre Mendes. A questão financeira não foi decisiva. O Grêmio conseguiu chegar próximo da contrapoposta feita por Renato, e o acordo foi selado, com promessa de reforçar ainda mais a equipe pelo presidente Romildo Bolzan, que tem mais um ano de mandato.

No Flamengo, o candidato da chapa rosa Ricardo Lomba não chegou a descartar publicamente a permanência de Dorival Junior por entender que ele pode ser uma opção de longo prazo se houver uma melhor gestão do elenco, para evitar problemas como o que o goleiro Diego Alves protagonizou. Com esse ajuste, o trabalho e os resultados pesam a favor. Por sua vez, Abel Braga, que já foi procurado ao longo da temporada e negou os convites, é opção.

Os membros da chapa roxa de Rodolfo Landim também não descartaram a permanência do atual treinador, mas há ressalvas. Até algumas semanas atrás, havia conversas mais adiantadas com Abel Braga, que devem ser retomadas em breve. A oposição chegou a fazer uma pesquisa junto a sócios nos últimos dias para saber quem eram os treinadores preferidos. Nela, citou Abel, Renato, Dorival e Vanderlei Luxemburgo. Este último, porém, tem poucas chances de retornar. A verdade é que o Flamengo começará 2019 sem o treinador dos sonhos. A eleição que decide o novo presidente é dia 8 de dezembro.