Jornal Povo

Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo, é morto com um tiro, em Vitória

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, foi assassinado na tarde desta quarta-feira na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um restaurante. Segundo a polícia, o ex-governador foi morto com um tiro no pescoço depois de uma discussão com um ex-assessor, causada por uma ação judicial movida por Camata contra ele. O suspeito confessou o crime e foi preso.

O Samu chegou a ser acionado, mas o ex-governador morreu no local. Segundo a polícia, o autor dos disparos fugiu após cometer o crime, mas foi preso logo depois e presta esclarecimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A arma usada não tinha registro e foi apreendida.

De acordo com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o suspeito foi preso e declarou, em depoimento, que a motivação foi uma ação judicial movida contra ele por Camata, que resultou no bloqueio de R$ 60 mil de sua conta bancária. “Na tarde de hoje, o assessor foi tirar satisfação ao encontrar Gerson Camata na rua, na calçada, próximo a uma banca de revista e a uma padaria. Neste encontro, iniciou uma discussão verbal, onde o assessor sacou a arma e efetuou o disparo contra o ex-governador”, explica Rodrigues.

Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986, exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011. Ele ainda foi vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.

Depois de ser baleado, Camata ficou caído na calçada. A família esteve no local do crime. Depois da perícia da Polícia Civil, o corpo Departamento Médico Legal (DML) de Vitória. No início da noite, os parentes ainda não tinham liberado o corpo. A ação será feita por um sobrinho de Gerson, Edmar Camata.

 

 

Biografia

Resultado de imagem para gerson camata

Gerson Camata nasceu em Castelo, no sul do Espírito Santo, em 1941. Começou a vida profissional como jornalista e apresentador no programa Ronda Da Cidade, na Rádio Cidade de Vitória. Era formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Vitória.

Camata começou na vida pública como vereador da capital do Espírito Santo em 1967, no mandato seguinte, em 1971, foi eleito Deputado Estadual. Foi Deputado Federal por dois mandatos, de 1975 a 1983, governador do Espírito Santo em 1983 e foi por três vezes senador pelo estado, de 1987 até 2011.

 

Camata foi o primeiro governador democraticamente eleito depois da Ditadura Militar, no período de reabertura política.

 

Repercussões

  • Paulo Hartung – governador

 

Políticos do Espírito Santo lamentaram a morte do ex-governador Gerson Camata. O atual governador Paulo Hartung (sem partido) decretou luto oficial de sete dias no estado.

 

  • Renato Casagrande , governador eleito

Governador eleito, Renato Casagrande em entrevista para a Rádio CBN.

O governador eleito, Renato Casagrande (PSB), se disse consternado com o assassinato de Camata. “É lamentável que um homem como ele, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado, tenha perdido a vida de forma tão trágica. Nos despedimos hoje, com muita tristeza, desse líder carismático e agregador, que fez história no Espírito Santo. À família, meus sentimentos e minha solidariedade nesse momento de dor”.

  • Magno Malta, senador

“Estou triste e muito abatido com a morte do Camata. Minha dor é do tamanho da dor de todo o povo do Espírito Santo. Deixo aqui minha oração aos familiares de Gerson Camata”.

  • Erick Musso, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

“Há alguns dias tive a oportunidade de estar com ele em Marilândia. De sorriso fácil e muita simpatia, sempre fazendo questão de nos deixar a vontade. Sua história política, marcada pela democracia, inspirou muitas gerações. Foi um dos grandes governadores do Estado, progressista, reconhecido pelos próprios capixabas, principalmente no interior. Aos familiares, meus mais profundos sentimentos e que Deus possa conforta o coração de todos”.

  • Audifax Barcelos, prefeito do município de Serra, no ES

“Gerson Camata foi um dos mais importantes líderes políticos do Espírito Santo. Suas iniciativas e liderança deixam um exemplo muito importante neste momento difícil que o país vive. Que Deus conforte a esposa, filhos e familiares”.

  • Guerino Zanon, prefeito do município de Linhares, no ES

“Manifesto o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade à família pela perda irreparável do homem convicto de seus ideais, que teve sua vida pautada pela ética e pelo espírito público”.

Partido

  • MDB

O MDB declarou que se solidariza com todos os capixabas, familiares e amigos pela perda de forma trágica e violenta do ex-governador Gerson Camata, um dos mais importantes quadros do partido e do processo de redemocratização do País. Camata teve sua trajetória marcada pelo compromisso com seu Estado, tendo sido um dos senadores mais atuantes ao longo de mais de 20 anos de mandato.