Jornal Povo

Wilson Witzel pretende convocar 500 policiais concursados este mês

Em entrevista coletiva, na tarde deste sábado, onde anunciou medidas para conter a crise no abastecimento de água em Guapimirim, o governador Wilson Witzel falou sobre a questão da segurança no Rio. Ao ser questionado sobre mais um tiroteio ocorrido, na sexta-feira, no Dona Marta, ele afirmou que se trata do reflexo de uma segurança pública que foi abandonada pelo governo anterior:

— Todo dia no Rio tem tiroteio. Isso acontece há anos, e eu comecei a governar faz uma semana. Nossas ações estão preparadas para que a gente possa trabalhar e evitar que isso continue acontecendo.

Witzel disse ainda que os tiroteios são disputas de facções, e que a nova administração está começando um trabalho de investigação que não existia. O governador afirmou também que vai manter o compromisso de contratar novos policiais. Para isso, criou um cronograma que prevê a convocação de dois mil novos policiais concursados por ano até o fim do governo.

— Minha ideia era chamá-los de imediato, mas o Cefap – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças — não tem condições de absorver três mil novos policiais em formação. Então vamos aos poucos. Estamos em condições de chamar nesse mês de janeiro 500 policiais. E todo ano faremos concurso público para dois mil policiais