Jornal Povo

Juiz Bonat é o primeiro da lista do TRF4 para assumir a Operação Lava-Jato no Paraná

O juiz Luiz Antônio Bonat é o primeiro da lista do Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) para ocupar à vaga de Sérgio Moro e prosseguir com os processos da Operação Lava Jato em Curitiba. Moro deixou a Lava Jato para se tornar Ministro da Justiça no governo federal de Jair Bolsonaro.

Com 25 anos de magistério, Bonat atende ao principal requisito do edital do TRF4 para assumir o posto: Maior tempo de carreira dentro da área. Além dele, outros juízes com maior tempo de antiguidade no magistério também foram cotados para assumir o cargo como Júlio Guilherme Berezoski Schattschneider, Friedmann Anderson Wenppap, Antônio Cesar Bochenek e Marcos Josegrei da Silva.  Agora, cabe ao Conselho de Administração do TRF4 avaliar o nome do juiz para definir sua nomeação.  A data para isso ainda não foi definida. Ao todo foram 25 juízes federais inscritos no concurso.

Bonat tem 64 anos e atua no direito desde 1993. Já atuou em Foz do Iguaçu e Criciúma. Atualmente ele assume a 21º Vara Federal de Curitiba, responsável por casos previdenciários.