Jornal Povo

Bolsonaro se reúne com ministros para tratar assuntos sobre Brumadinho

O vice-presidente Mourão disse confirmou ontem (30) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai se reunir hoje (1) em São Paulo com os ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar de assuntos relacionados a tragédia do rompimento da barragem de feijão em Brumadinho, Belo Horizonte. Bolsonaro está em repouso no Hospital Israelita Albert Einstein, após a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia feita há três dias atrás.

Foi publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento Regional um prazo de 90 dias para os empreendedores responsáveis por barragens apresentarem revisões de segurança. Até final deste prazo, essas empresas terão de mostrar auditorias nos procedimentos e as normas de fiscalização de barragens, além de terem que atualizar os cadastros dos empreendimentos no sistema nacional de informações.  

Na terça-feira (28) ministro Gustavo Canuto anunciou que irá priorizar a revisão das quase 3,3 mil barragens em todo o Brasil, isto é, analisar as condições de segurança dessas barragens.

A lista de empreendimentos de barragens estão classificadas como “risco alto” e como “dano potencial associado alto”. Dessa lista, cerca de 200 são barragens de minério construída aos moldes da barragem de feijão de Brumadinho.

[Com informações de: EBC]