Até 2018, escolas sabiam de antemão que dois dos seis jurados escalados por quesito foram descartados por sorteio. Agora, todos darão notas, e as quatro que serão lidas na apuração serão sorteadas na quarta de cinza
Novidade no regulamento do carnaval do Rio: as escolas de samba terão de se apresentar para seis cabines de julgamento, em vez dos quatro módulos adotados até 2018. O motivo é o adiamento para a quarta-feira de cinzas do sorteio das notas consideradas para a apuração.
Continuam em julgamento nove quesitos, para os quais serão escalados 54 jurados – mesmo número dos anos anteriores. Até o carnaval passado, dos seis avaliadores por quesito, dois eram sorteados para a reserva antes dos desfiles, e suas notas só valeriam se um titular faltasse. As escolas sabiam quais eram os quatro julgadores.
Em 2019, o sorteio será antes da apuração, e as agremiações vão ter que se apresentar para o júri todo, de 54 pessoas.
Dois julgadores serão desconsiderados antes da abertura dos envelopes, na quarta-feira de cinzas, mas obedecendo a uma regra: os módulos 3 e 4 são obrigatórios na totalização. Como nos últimos anos, das quatro notas lidas, a menor será descartada.
Porta-bandeira Selminha Sorriso, da Beija-Flor — Foto: Marcos Serra Lima/G1
Sem impacto no tempo
O acréscimo de dois módulos, no entanto, não vai mexer no tempo de desfile – que mantém para 2019 o mínimo de 65 minutos e o máximo de 75 minutos. Serão duas cabines duplas: uma no início da Avenida, outra quase na Apoteose. Assim, continuam as quatro paradas obrigatórias durante o desfile.
Cada módulo de julgamento tem um impacto na evolução da escola, já que a comissão de frente e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira precisam se apresentar, com performances que duram dois minutos em média.
Como era
- Nove quesitos
- Seis jurados por quesito
- Quatro módulos de julgamento
- Antes do desfile, sorteio definia dois reservas por quesito
- Quatro notas lidas na apuração
- A menor é descartada
Como ficou
- Nove quesitos
- Seis jurados por quesito
- Seis módulos de julgamento
- Antes da apuração, sorteio descarta dois jurados
- Quatro notas lidas na apuração
- A menor é descartada
O novo mapa dos jurados
- Módulos 1 e 2: no Setor 3
- Módulo 3: no Setor 6
- Módulo 4: no Setor 8
- Módulos 5 e 6: no Setor 10