Jornal Povo

Mudanças de Abel mudam garante vitória do Mistão do Fla sobre o Boavista

Abel Braga preferiu ver o copo meio cheio. Perspectiva que teve nome e sobrenome na vitória sobre o Boavista: Everton Ribeiro.

A entrada do camisa 7 foi determinante para dar organização a um Flamengo que fez valer a qualidade individual para fazer 3 a 1, na noite de terça, e se garantir na semifinal da Taça GB. Everton não só participou dos gols decisivos como despertou o melhor de seus companheiros, salvando uma partida amarrada no Maracanã.

O meia foi responsável por aproximar os setores da equipe, abrindo o caminho para momentos de destaque também de Trauco, Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol. Tudo isso em somente 20 minutos. O suficiente para o Flamengo vencer e apresentar mais pontos positivos do que negativos no Maracanã.

Melhores momentos de Flamengo 3 x 1 Boavista pelo Campeonato Carioca

O que não foi bom

Saída de bola: o Flamengo teve muita dificuldade para verticalizar as jogadas e aproveitar os espaços dados pelo Boavista quando saía para o ataque. Na vez que conseguiu ser ágil, chegou ao gol no primeiro tempo, em boa bola de Rodinei para Vitinho. Dourado aproveitou rebote do travessão.

O problema evidente se deu pela característica da dupla de volantes e também muito pela distribuição da equipe. Não foram poucas a vezes em que Arrascaeta (pela esquerda), Vitinho (pela direita), Dourado (centralizado) e Gabigol (movimentando-se bastante, mas também mais pelo centro) se mandaram para o ataque e deixavam um buraco no meio.

Como Piris da Motta não é um grande passador e Jean Lucas é mais de condução, a equipe era lenta na saída para o ataque e facilitava a missão do Boavista. Foram 70 minutos assim, até a entrada de Éverton Ribeiro.

Mais um gol de lateral: é um erro crasso para times profissionais, e o Flamengo cometeu duas vezes em quatro jogos no Carioca.

Depois do Bangu na primeira rodada, o Boavista também aproveitou-se uma cobrança de lateral para vazar a defesa do Flamengo. Vitinho, Jean Lucas e Leo Duarte marcaram de longe os adversários, e Arthur teve liberdade para dominar e chutar da entrada da área.

A origem da jogada chama a atenção, mas não preocupa mais do que o desempenho do setor defensivo rubro-negro até aqui no Carioca. São quatro gols sofridos em quatro partidas. Liga o sinal de alerta para um time cobrado para deixar aflorar sua vocação ofensiva.

Gol do Boavista! Arthur chuta na entrada da área e empata a partida, aos 04’ do 2ºT

Gol do Boavista! Arthur chuta na entrada da área e empata a partida, aos 04’ do 2ºT

O que foi bom

Fator Ribeiro: Abel Braga demorou, mas conseguiu corrigir o problema da saída de bola a tempo do Flamengo demonstrar um bom futebol no Maracanã. E o responsável por isso foi Éverton Ribeiro.

Com a entrada do camisa 7 no lugar de Jean Lucas, a bola chegou com maior facilidade ao setor ofensivo, além da aproximação para tabelas curtas. Não à toa, Ribeiro participou dos três principais lances nos 20 minutos em que esteve em campo.

Gol do Flamengo! Éverton Ribeiro cruza para Rodrigo Caio, que amplia o placar, aos 43’ do 2ºT
Tempo Real
Gol do Flamengo! Éverton Ribeiro cruza para Rodrigo Caio, que amplia o placar, aos 43’ do 2ºT

Gol do Flamengo! Éverton Ribeiro cruza para Rodrigo Caio, que amplia o placar, aos 43’ do 2ºT

O meia trocou passes com Trauco na jogada do gol de Uribe, acertou o travessão em linda finalização dentro da área e cobrou o escanteio para o gol de Rodrigo Caio. Típico caso onde a qualidade técnica de um jogador é capaz de fazer melhorar o time todo.

Outras opções para o decorrer da partida, Bruno Henrique e Uribe também foram muito be

Dentro da área, Uribe ajeita para Gabigol, que fura. Éverton Ribeiro pega rebote e chuta forte para o travessão, aos 34’ do 2ºT

Dentro da área, Uribe ajeita para Gabigol, que fura. Éverton Ribeiro pega rebote e chuta forte para o travessão, aos 34’ do 2ºT

Gabriel aberto na direita: a ansiedade para balançar as redes é evidente e até natural, mas Gabigol tem se esforçado tanto que o “jejum” passa batido. Contra o Boavista, o camisa 9 teve mais uma boa atuação.

Incansável como de costume, o atacante participou bastante do jogo desde o primeiro tempo, mas parecia perdido em campo. Vezes atrás de Dourado pelo meio, outras tentando espaço junto dentro da área e até recuado no círculo central, dava a impressão de que tinha mais vontade do que se sentia à vontade em campo.

No segundo tempo, o panorama mudou. Abel puxou Arrascaeta para o meio, abriu Gabigol na direita e viu um Flamengo mais desenvolto. Fosse com tabelas, cruzamentos ou cortando para o meio para finalizar, o jovem de 22 anos se mostrou mais confortável e foi elogiado pelo treinador.

Gabigol fez mais uma boa atuação pelo flamengo — Foto: André Durão / GloboEsporte.comGabigol fez mais uma boa atuação pelo flamengo — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Gabigol fez mais uma boa atuação pelo flamengo 

Trauco e Rodrigo Caio: ambos merecem destaque pelo bom desempenho individual na noite de terça. E acabaram premiados sendo decisivos.

O zagueiro foi um dos melhores em campo. Sem culpa no gol, foi soberano no combate direto, bem na bola área e já tinha assustado duas vezes até fazer o terceiro. Ainda chamou a atenção pela qualidade técnica em duas saídas em arrancadas para o ataque. Impecável.

Já o peruano manteve a média incrível de participação em gols que apresentou nas poucas vezes em que foi utilizado no Brasileirão. Fez linda jogada e deu assistência para Uribe, a segunda em dois jogos no Carioca. É um dos mais técnicos e criativos do elenco