Jornal Povo

Escolas de samba voltam a fazer ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí

Faltando pouco menos de um mês para o Carnaval, o carioca poderá matar a saudade dos ensaios técnicos das escolas de samba na Avenida Marques de Sapucaí. A Liga das Escolas de Samba (Liesa) anunciou nesta quinta-feira (7) a volta dos ensaios. Os primeiros vão acontecer neste domingo (10), e se apresentarão Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel e Tijuca. A informação foi confirmada pelo presidente da Liesa, Jorge Castanheira.

A Liesa não deu detalhes do acordo que permitiu a volta dos ensaios, mas segundo o site Sambarazzo, a negociação para o patrocínio dos ensaios, e também para ajudar no desfiles, foi com a Light. A empresa vai descontar o valor do ICMS pago ao Governo do Estado, via Lei Rouanet.

Pelo acordo, a Light vai pagar R$15 milhões de reais de patrocínio para as escolas. A negociação, que envolveu também a Prefeitura do Rio, vinha sendo costurada há meses.

Os ensaios técnicos foram suspensos em 2017. Na época a LIESA anunciou o cancelamento do evento alegando falta de dinheiro para bancar as despesas, na época orçadas em R$ 3,5 milhões. Naquele ano a prefeitura anunciou corte de 50% da verba que era destinada ao Carnaval.

No Carnaval de 2018, apenas Portela e Mocidade de Padre Miguel, campões e 2017, fizeram o ensaio na Marquês de Sapucaí uma semana antes dos desfiles.

Depois do domingo (10), os ensaios continuam no sábado (16); com Salgueiro, Viradouro e Grande Rio. No domingo (17), será a vez de Portela, São Clemente e Mangueira. No último final de semana antes dos desfiles, se apresentam no sábado (23), Império Serrano, União da Ilha e Imperatriz. No Domingo (24), Paraíso e Beija-Flor de Nilópolis encerram os ensaios. A entrada do público nas arquibancadas continuará sendo gratuita.