Jornal Povo

A lua e sua atuação na vida dos seres humanos

(Foto: Joaquim D’Ògún)
     Quem nunca ouviu falar que uma mulher não pode cortar o cabelo na lua minguante e que a mesma deveria renovar seu penteado na lua cheia? Na verdade, isso depende do propósito que a mesma possui com relação a reação pós corte.
     No Candomblé as coisas funcionam da mesma maneira e dependendo do intuito do trabalho proposto, há necessidade de se avaliar a lua regente.
     Não existe muito mistério quanto ao fato, mas os resultados são impressionantes. Ao pedir que se retire da vida da pessoa energias negativas, a melhor opção é que se faça as oferendas na lua minguante. Pedindo renovação, o ideal é a lua nova e, para que haja a crescimento em algum campo da vida, a atuação ocorre na lua crescente. 
     O fator interessante na abordagem lunar é sobre a lua cheia, pois ela pode interagir tanta nas questões positivas, quanto negativas, pois é quando consideramos que a mesma está 100% atenta para qualquer pedido que se faça. 
     Vale ressaltar que a lua, mesmo sendo um astro, é composta por uma energia de luz e demais elementos que compõem o quadro de atuação do Òrìşàs, o que torna ela peça fundamental na execução de uma boa oferenda, como relata o Bàbálorişá Márcio Júnior de Oşóògiyan. 
     “A lua influência em diversos fatores na vida e na religião. Auxilia até mesmo no movimento e crescimento da maré do mar. A lua cheia é a que mais predomina nas questões religiosas, pelo fato dela ser determinante para banhos, encantamentos de Òrìşà e oferendas, pois ela funciona como grande condutora de energia no momento desses atos, sendo o pedido positivo ou negativo” relata o Bàbálorìşá. 
     Então você já sabe, né? Pense bem antes de fazer seus pedidos. Observe se é o melhor momento para solicitar o que tanto deseja de acordo com a Ìyá Òşùpá (Mãe Lua).
Contato Bàbá Joaquim D’Ògún
(21) 96991-4004