Equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), removeram 40 vans – 12 delas, piratas – e lacraram outras seis durante ações realizadas em diversos bairros desde segunda-feira, 17. Só na manhã desta quarta-feira, foram 14 remoções, sendo duas piratas. Ao todo, foram aplicadas 93 multas no período.
Entre as irregularidades flagradas pelos agentes, destacam-se: utilitário sem licença, falta de selo de vistoria, veículo em mau estado de conservação, van sem placa de identificação do veículo, motorista manuseando celular ao volante e condução perigosa.
Dentre as remoções, duas piratas foram retiradas de circulação por meio de denúncias encaminhadas ao 1746, canal de atendimento da Prefeitura. Uma delas, informava detalhes de uma van que circulava em Campo Grande de forma ilegal. Os agentes conseguiram localizar o veículo e, na abordagem, constataram que o motorista não possuía habilitação para dirigir usando em seu lugar a numeração de um outro modal cadastrado na Prefeitura.
As ações ocorreram nos bairros de Madureira, Coelho Neto, Colégio, Del Castilho, Inhaúma, Pavuna, Catete, Vigário Geral, São Conrado, Campo Grande, Bangu, Santa Cruz, Bonsucesso, Penha, Marechal Hermes, São Cristóvão e Rio Comprido.
A fiscalização da Coordenadoria segue intensificada em diversos pontos da cidade durante esta quarta-feira e tem o objetivo de oferecer mais segurança na mobilidade dos usuários do transporte complementar, fiscalizar os serviços prestados por vans e kombis do sistema e reprimir o transporte ilegal realizado por vans piratas.
A CETC destaca a importância da população no registro de denúncias, que são anônimas, e podem ser realizadas por meio do 1746 em posse da placa, data, horário e local com o objetivo de auxiliar no direcionamento e planejamento das ações.