Jornal Povo

Mortes por intervenção policial sobem 47,5% em janeiro na Baixada Fluminense

 

No primeiro mês do governo Witzel, foram registrados 59 autos de resistência em cidades da Baixada, contra 40 em relação a janeiro de 2018; na capital, houve queda de 25%. Comparando todo o estado, houve um aumento de três mortes, 1,9%

No primeiro mês de governo de Wilson Witzel, o número de mortes por intervenção policial na região da Baixada Fluminense teve um aumento de 47,5% no mês de janeiro. Enquanto em janeiro 2018 foram 40 mortes, no mesmo mês este ano foram 59 óbitos. Essa tipificação ocorre quando um agente do estado reage a um ataque de criminosos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

Outra região com aumento de mortes por intervenção policial é a apontada como Leste da Região Metropolitana, que engloba Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu. Foram 27 mortes em janeiro de 2018, contra 34 no mesmo mês este ano, um aumento de 25,92%.

Na capital do estado, houve uma queda no número de mortes por intervenção policial: 54 em janeiro de 2019, contra 72 no mesmo mês do ano passado, uma redução de 25%. Comparando todo o estado, houve um aumento de três mortes, 1,9%. 

O indicador de letalidade violenta, que engloba homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado, teve uma queda de 14%, com menos 91 mortes. O crime de homicídio doloso apresentou uma redução de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o mês de janeiro com menor número de vítimas nos últimos sete anos e o segundo menor nos últimos 28 anos, de acordo com o ISP.