Jornal Povo

Grupo Braulio Goffman reúne nomes do Candomblé em prol do conhecimento e resistência

Ogan Jaçanã abre as portas do Centro Espírita Caridade Eterna para desenvolvimento e união do povo de matriz africana.

Logo Braulio Goffman

Todos sabemos da dificuldade de manter um projeto no Brasil. Raros são os casos onde o barco flui por águas tranquilas e, no caso do Grupo Braulio Goffman de Estudos, o patrocinador Master é a fé.

A reunião entre os envolvidos no candomblé foi idealizada pelo Ogan Braulio, em 2010 que, de forma muito discreta, deu início ao brilhante trabalho.

O destino fez com que o criador do projeto viesse a falecer no mês de dezembro do mesmo ano e foi então que entrou a força e o conhecimento do Ogan Jaçanã, com seus 45 anos de confirmado, por Runho Kamussengue, filha de Zezinho da Boa Viagem.

Em maio de 2011 ficou definido que o encontro levaria o nome de Braulio Goffman, em homenagem ao Ogan de Oṣun.

Sem fazer julgamento de qualquer nação ou posição dentro do culto, o grupo de estudos passou a se encontrar frequentemente no Centro Espírita Caridade Eterna, na Travessa Bittencourt, 23 – Quintino/RJ e logo os resultados apareceram. Números bem expressivos para um projeto sem apoio privado e governamental, com mais de 350 entrevistas publicadas, alcançando mais de 172 países.

Perguntado sobre a ideia e o objetivo do Grupo Braulio Goffman de Estudos, Jaçanã foi firme em sua resposta.

Ogan Jaçanã (dir) em seu espaço

Temos que dar voz ao povo de àṣẹ. A gente tem muito representante, mas eles não nos ouvem, pois não frequentam nossas casas. Pegamos as pessoas que fazem o Candomblé efetivamente para que falem de suas dificuldades e seus enfrentamentos. Como sustentam seus terreiros. A conta não fecha, mas a coisa acontece. Falamos mais das questões humanas dos sacerdotes. Assim acreditamos acabar com certos mitos criados no entorno das religiões de matriz africana. Mostrando assim que, por traz da liderança, não existe nenhum Deus e que o ser humano também merece respeito e atenção por parte do público em geral. Declarou Ogan Jaçanã.

Aos interessados em participar dos encontros fornecidos pelo Grupo Braulio Goffman de Estudos, basta entrar em contato através da página do projeto no Facebook. 

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 96991-4004
instagram.com/mejiomiodara
facebook.com/mejiomiodara
[email protected]