Bàbálawo Ivanir dos Santos esteve presente no encontro entre os dois países.
Tema que por muitos é tratado como corriqueiro, a Intolerância Religiosa vai ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial.
Líderes religiosos e ativistas estão cada vez mais engajados nessa importante causa e estiveram reunidos no Autorité du Liptako-Gourma, em Ouagadoudou, capital de Burkina Faso.
Em parceria com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), o Prof. Dr. Bàbálawo Ivanir dos Santos, líder do movimento de combate a Intolerância e militante negro no cenário político, esteve presente como convidado de honra na mesa de debates e falou um pouco sobre os temas abordados.
– A jornada é uma resposta aos novos desafios posto diante da forte onda de racismo, intolerância e xenofobia que vem se acirrando nas relações globais. Foi construída sob várias mãos negras africanas e afro-brasileiras, é o ponto de encontro das duas pontas do atlântico. Pontas essas que se unem contra todas as formas de discriminação, faltam de equidade, respeito e tolerância. Informou Ivanir dos Santos.
O evento Journee Scientifique Afrique-Bresil organizada pelo Comité International Joseph Ki-Zerbp pour L’Afrique et as Diaspora (CIJKAD) – que tem como Presidente Moumini Tiegnan e Vice-Precidente o Professor Lazare Ki-Zerbo, contou também com a presença de diversos intelectuais e ativistas locais.
Os temas abordados giraram em torna da Lei 10.639 no Brasil, apresentada pela Mestra Mariana Gino, que vem desenvolvendo pesquisa de doutorado sobre o pensamento político de Joseph Ki-Zerbo.
O Bàbálawo comemorou o resultado final do encontro e relatou o objetivo do debate.
– O intuito do evento é, também, fortalecer projetos afro-diaspóricos que possam evidenciar não só as identidades negras que durante séculos foram silenciada. Finalizou o Prof. Dr. Ivanir dos Santos.
O quadro de Intolerância cresce cada dia mais em nosso país e são ações como essa e tantas outras que nos fazem acreditar em dias melhores.
Contato Bàbá Joaquim D’Ògún
(21) 96991-4004
instagram.com/mejiomiodara
facebook.com/mejiomiodara
[email protected]