Jornal Povo

Dica Cultural: Maior coleção de artes Yorùbá chegará ao Brasil

Exposição acontecerá na Casa de Esperança Odùduwà, ainda sem local definido pelos organizadores.

Bronzes do Benin

Visando uma aproximação maior entre o brasileiro e o povo Yorùbá, foi inaugurado no ano passado por Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II, Rei da cidade de Ife, a Casa de Esperança Odùduwà, no Rio de Janeiro. 

O estado possui um número grande de adeptos de religião de matriz africana, segundo estudos do IBGE. Esse foi um dos principais motivos para escolha do Ooni Ife que, ao visitar o que chamamos de Zumbi dos Palmares, se emocionou ao dizer que aquela era a imagem de Odùduwà. 

A partir do mês de agosto desse ano, as artes estarão chegando ao estado para o início da exposição. Isso fará com com que o idioma Yorùbá, que é patrimônio imaterial, segundo Lei aprovada na ALERJ, tenha cada vez mais aceitação e inserção dentro do Rio de Janeiro.

Objetos de matriz africana

Aproveitando que peças raras estarão chegando em breve, artistas africanos se adiantaram em mostrar seus trabalhos e, até o dia 26 de março, uma exposição de arte contemporânea africana acontece no Centro Cultural Banco do Brasil. A mesma possui cerca 80 peças, entre fotografia, penteados e pinturas. Alguns desses itens estarão presentes também nas próximas ações de exposição dentro do estado.

Os ancestrais do povo africano terão mais um motivo para comemorar, pois além da musicalidade, suas heranças serão trazidas para junto de boa parte de seus descendentes.

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 96991-4004
instagram.com/mejiomiodara
facebook.com/mejiomiodara
[email protected]