Jornal Povo

Palestra sobre Feminicídio e Lei Maria da Penha no Fórum de Mesquita levou orientações e debate

Professor Claudio Duarte, locutor da Rádio Manancial / Foto: Hyago Santos-Jornal O Povo

Aconteceu nesta terça-feira (18), no auditório do Fórum de Mesquita, na Baixada Fluminense, uma palestra sobre Feminicídio e lei Maria da Penha. O evento organizado pela Rádio Manancial marca uma série de atividades decorrentes ao mês da mulher, e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre as quais autoridades da segurança pública, da política, do direito e militantes dos direitos femininos.

Foram duas palestras. A primeira foi ministrada pela Dra. Juliana Coutinho, diretora geral das Delegacias Especializadas no Atendimento a Mulher (DEAM). Ela falou sobre os dados de feminicídio que ocorrem no Estado, além de também destacar o trabalho da polícia nesse tipo de ocorrência.  Já a segunda palestra foi ministrada Dra. Sandra Ornellas, Subsecretária de Política para Mulheres do Governo do Estado. Ela falou sobre suas experiências também dentro da polícia com casos de feminicídio, além de dar ênfase aos trabalhos de apoio à mulher em casos de violência.  O direito foi representado pelo Dr. Hilário Franklin, presidente da OAB-Seção Nova Iguaçu/Mesquita; e pela Dra. Cátia Caldas, presidente da OAB Mulher de Nova Iguaçu/Mesquita.  

Em um determinado momento da palestra, o microfone foi aberto para a plateia para que pudessem tirar dúvidas, contar experiências e serem orientadas pelas palestrantes. No final, todos que compareceram a programação receberam um certificado.

A violência à mulher tem ganhado destaque nos casos policiais.  Os casos de feminicídio, que é quando mulheres são mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero tiveram números de 1.173 mortes no ano passado.  A importância da denúncia aos crimes contra mulher precisa ser enfatizada.  Qualquer tipo de violência a feminina deve ser denunciada a Central de Atendimento à Mulher, através do número 180.

 

Por: Hyago Santos