Jornal Povo

As jóias sagradas e a religião de matriz africana

Foto: Histórias do Candomblé

O Candomblé possui um cunho natural em sua essência e isso acaba por invadir o nosso dia a dia sem que possamos perceber.

Os minerais ouro, prata e bronze são comercializados e utilizados por nós seres humanos como jóias e adereços de vestuário. Que relação isso pode ter com o sagrado, além do fato natural?

O Candomblé possui suas jóias sagradas e, nelas, também são utilizadas elementos naturais. Essa origem tem feito com que as peças estejam cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e o Bàbálorìṣá e Técnico em Radiologia, Gabriel D Oṣọ́ọ̀ṣì, tratou de mostrar algumas diferenças na preparação do material.

Bàbá Gabriel e seu filho José Pedro

– Todos esses elementos são de suma importância para nós candomblecistas de religião afro-brasileira. As substâncias que compõem cada um desses elementos são derivados da natureza criada por Olódùmarè e dada por ele a cada Òrìṣà. Sendo descoberta e lapidada pelo ser humano. Esses elementos citados acima são indispensáveis para a restauração da força, equilíbrio e consagração de energia. Essas jóias sagradas celebram a espiritualidade e o universo afrodescendente. Cada peça confeccionada e preparada, saúda as raízes de toda nobreza Africana. Explicou Gabriel Vasconcellos.

As diferenças na utilização, somado a parte sagrada, não param por ai. Sabemos que o aporte financeiro do ser humano é que define o peso e valor da jóia utilizada, o que não ocorre no Candomblé, como relata Gabriel D Oṣọ́ọ̀ṣì.

– Simplesmente porque somos de uma religião pautada na hierarquia. Cada elemento que compõem o fio de contas remete a uma fase do iniciado. Finalizou Bàbá Gabriel.

Os seres humanos e sua longa busca pela solução na natureza, por seus inúmeros valores.

O criador observando a criatura e procurando equacionar a ordem natural das coisas.

Assim caminha a humanidade!!!

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 96991-4004
instagram.com/mejiomiodara
facebook.com/mejiomiodara
[email protected]

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.