Jornal Povo

PF prende salvadorenho e esposa por lavagem de dinheiro de tráfico internacional de drogas

  A Polícia Federal faz, nesta terça-feira, uma operação contra um esquema de lavagem de dinheiro de tráfico internacional de drogas. Na Operação Tio Oculto, como foi batizada, os agentes prenderam um estrangeiro de El Salvador e a esposa, na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, respectivamente. Eles também vão cumprir outros sete mandados de busca e apreensão – cinco no Rio e dois no Paraná.

De acordo com as investigações, a quadrilha criou diversas empresas do ramo alimentício no Rio e no Paraná para lavar dinheiro do tráfico. A organização também abriu empresas no Paraguai.

A esposa do traficante também foi presa na operação – Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

O nome da operação é uma alusão ao líder do grupo, o salvadorenho, de 64 anos, inicialmente identificado apenas como “Tio”. Os outros membros da quadrilha só dirigem a ele como “Oculto”. Ele foi preso em um endereço na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca

De acordo com a PF, Tio é traficante internacional com longo histórico de atuação e já foi preso nos Estados Unidos e na Argentina por tráfico de drogas. Em 2005 ele já havia sido preso no Brasil, quando foi expulso por tráfico de pessoas. No entanto, como tem um filho brasileiro, conseguiu revogar a expulsão e retornou ao país.

A esposa dele, uma brasileira, foi encontrada em uma casa na Taquara. O traficante a usava para abrir os negócios da quadrilha, dentre os quais, lanchonetes no Barra Shopping, no Shopping Metropolitano e em outros lugares, sempre com dinheiro do tráfico internacional.

Dos sete mandados de busca e apreensão, dois são em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Os outros cinco mandados serão cumpridos em endereços da Barra e de Jacarepaguá.

‘Tio Oculto’ já havia sido expulso do Brasil – Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Presos foram levados para a sede da PF na Região Portuária – Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Tio oculto é acusado lavagem de dinheiro de trafico internacional de drogas – Daniel Castelo Branco / Agência O Dia