Jornal Povo

Flamengo e Fluminense são os escolhidos pelo Governo do Rio para administrar o Maracanã

Flamengo e Fluminense serão os gestores do Maracanã pelos próximos seis meses. O Governo do Estado do Rio de Janeiro aceitou a proposta protocolada pelos clubes na quinta-feira e fará o anúncio oficial na tarde desta sexta.

O governador Wilson Witzel anunciou há pouco, em Boston (EUA), onde participa da Brazil Conference, que o consórcio formado por Flamengo e Fluminense vai administrar o Complexo do Maracanã pelos próximos seis meses.

O governador Wilson Witzel confirmou a informação através de vídeo. Nos bastidores, é visto como uma tendência e renovação do acerto por mais 180 dias. Com isso, o Governo do Estado poderá desenvolver com calma um novo processo de licitação. – Tenho a grata satisfação de anunciar que, após um processo transparente e ético, o Maracanã está sendo devolvido ao futebol carioca. Os vencedores do consórcio que vai administrar o Maracanã são Flamengo e Fluminense. Eles terão 180 dias para administrar o estádio e prorrogável por mais 180 dias. É o tempo que teremos de, também em um processo transparente e ético, fazer uma nova parceria público-privada definitiva por 35 anos. Ganha o estado do Rio de Janeiro.

Não incluído no projeto, o Vasco se manifestou contrário ao acordo por rubro-negros e tricolores. Em entrevista coletiva, o presidente Alexandre Campello revelou não aceitar a parceria dos rivais antes mesmo da aprovação do Governo do Estado, alegando ser “patrimônio do povo”.

Em entrevista coletiva no Palácio da Guanabara, quinta-feira, Rodolfo Landim reforçou que a proposta da dupla Fla-Flu inclui fornecer o estádio para Botafogo e Vasco. Segundo o flamenguista há a possibilidade de realização de shows no Maracanã para tornar o estádio mais rentável.

Landim e Abad estiveram no palácio do Governo na quinta-feira — Foto: GloboEsporte.comLandim e Abad estiveram no palácio do Governo na quinta-feira — Foto: GloboEsporte.com

Landim e Abad estiveram no palácio do Governo na quinta-feira — Foto: GloboEsporte.com

– O objetivo é a gente fazer isso de forma harmônica e com a possibilidade de participação de todos os clubes. O objetivo não é só Flamengo e Fluminense jogarem lá. O objetivo é que todos os clubes possam jogar.

– Nós não temos dúvida nenhuma de que as condições de que nós vamos oferecer, juntos, para que outras agremiações possam participar lá serão melhores e mais baratas do que as que existem hoje. É um pleito de que seja utilizado para shows e a gente continua aberto a isso. A prioridade do Maracanã será o futebol, mas será também será aberto a outras atividades.

O GloboEsporte.com apurou que na reunião da última quarta-feira, na Ferj, foi feito um esforço para que os clubes tivessem protagonismo repartido, mas principalmente o Flamengo deseja mais poder no comando do estádio.

Era consenso que o clube da Gávea tivesse uma fatia maior das receitas por levar mais gente ao Maracanã, mas não que a liderança fosse rubro-negra. Depois do encontro, era esperado que Fla e Flu fizessem propostas separadas. A parceria gerou surpresa.

Novos gestores do Maracanã, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado — Foto: Jorge R Jorge/BP FilmesNovos gestores do Maracanã, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Novos gestores do Maracanã, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Desde que Wilson Witzel anunciou o rompimento com o consórcio gerido pela Odebrecht, Flamengo e Fluminense se reuniram semanalmente com a comissão nomeada pelo governador. A ideia era debater o futuro do estádio. Há cerca de uma semana o Tricolor oficializou intenção de assumir o estádio e empresas fizeram o mesmo – incluindo a que administra a Arena Palmeiras.

O prazo para abertura de nova licitação é de 180 dias, mas a expectativa é de que a decisão só saia depois de cerca de um ano. O consórcio atual deixa o comando do estádio no próximo dia 18, e a ideia dos clubes é assumir o comando a partir do dia 19.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.