Jornal Povo

A árvore que alimenta e traz força para o povo de matriz africana

Todos sabemos que as folhas são importantes para o povo de Candomblé e que, sem elas, seria impossível a fabricação de remédios, na área da saúde.

O que muitos não sabem é que, além das folhas sagradas, o fruto gerado por uma árvore também possui função religiosa e alimentícia. Tanto na umbanda, quanto no Candomblé.

O tronco simboliza a força e resistência do povo de matriz africana e o fruto nos traz a ideia de paciência, como dizem os mais antigos religiosos do país. Ou seja, quanto mais frondosa, maior será seu tempo de vida. Quanto mais frutífera, mais prosperidade e poder de produção a mesma lhe trará.

“Fruta boa só dá no tempo certo. Nem antes e nem depois”

As tragédias que assombram o Rio de Janeiro nos últimos dois dias pode ser evitada com uma melhor prevenção de nosso espaço urbano, mas a manutenção do governo junto ao meio ambiente, facilitará para que os elementos existentes nele, não pesem seus fatores negativos sobre as vidas de seres humanos inocentes.

Da natureza podemos sempre retirar soluções variadas para o nosso bom viver, mas precisamos cuidar para que a mesma não nos falte e não nos deixe faltar a vida.

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 96991-4004

instagram.com/mejiomiodara 

facebook.com/mejiomiodara 

[email protected]