Jornal Povo

QUEM CALA CONSENTE – JANIA BIZARELLI

Violência contra a mulher, como combater esse mal do século XXI

A violência contra a mulher na sociedade brasileira é um grande problema que se perpetua aos dias atuais. Desta forma, foram criadas leis que visam amenizar tal situação, porém o desafio é permanente. Além disso, é necessário entender que um dos principais motivos à resistência da violência contra a mulher tem relação direta da nossa sociedade patriarcal e machista.


O feminicidio é uma lei criada com intuito de apreender delinquência de excesso de violência e homicídios as mulheres, pelo fato de ser do gênero feminino. Muitos questionaram a necessidade dessa implantação por existir a Lei Maria da Penha, porém o feminicidio tem o intuito de qualificar as leis ja existentes, ou seja, aumentar os anos de pena para essa situação e garantir que crimes hediondos sejam devidamente punidos. Asssim, a Lei Maria da Penha que se enquadra a crimes domésticos contra a mulher e o feminicidio juntos trás um viés de garantir a segurança e romper com a ideologia que a mulher é sexo frágil.
Em 2018 o Brasil chegou ao sétimo lugar dos 84 países que foram analisados apresentando violência as mulheres. O que torna preocupante pois mesmo com avanços tecnológicos e seu crescimento no Brasil, atos como esses primordiais ainda se faz presente nos dias atuais. Isto porque, é notório perceber que a visão de parte da nossa sociedade, patriarcal e machista, enxerga o gênero feminino como um ser limitante aos trabalhos domésticos. Para isso, é necessário ampliar a visão do trabalho das mulheres, pois a cada dia elas vem conquistando, mesmos em passos menores, sua ascensao social e garantindo seus direitos dentro dessa sociedade que tenta quebrar seus tabus.