Jornal Povo

Vasco e Flamengo medem forças no primeiro jogo da final do Cariocão

Vasco e Flamengo farão o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca no próximo domingo (14), às 16h, no Nilton Santos. Para o Cruzmaltino, mandante da partida, o clima é de revanche, após perder o título da Taça Rio para o arquirrival. Enquanto os rubro-negros tentam reafirmar a boa fase e de quebra, levantar o caneco, que seria o 35° de sua história.

O Vasco, campeão da Taça Guanabara e segundo colocado na classificação geral do campeonato, com 23 pontos, chega à partida decisiva após eliminar o Bangu nas semifinais, ao vencer o confronto por 2 a 1, com gols de Bruno César e Yan Sassé. O clube chega embalado também por passar de fase na Copa do Brasil, quando na última quarta-feira (10), eliminou o Avaí ao vencer o clube de Florianópolis por 1 a 0 dentro da Ressacada.

Para a final, o técnico Alberto Valentim deve manter o time titular do último jogo, mas ainda aguarda por Leandro Castán. O capitão sofreu uma lesão na coxa esquerda durante a final da Taça Rio, justamente contra o Flamengo, mas treinou com a equipe ontem. Outra possível baixa é de Rossi, também machucado. Com isso, Yago Pikachu, titular na última partida do Vasco, e Yan Sassé, que vem entrando bem na equipe, disputam a vaga na ponta direita de ataque. Na frente, apesar do retorno de Maxi López, a tendência é que Tiago Reis seja o centroavante.

Pelo lado rubro-negro, a alegria está em alta. Campeão da Taça Rio em cima do Vasco, com o time considerado reserva, e primeiro colocado na classificação geral, com 27 pontos, o Flamengo chega a finalíssima após empatar com o Fluminense em 1 a 1, com gol de Gabigol, que saiu do banco para classificar a equipe que jogava com a vantagem do empate. No meio de semana, pela Libertadores, o time titular goleou o modesto San José, da Bolívia, por 6 a 1. Destaque para Everton Ribeiro, que fez dois gols e Arrascaeta, com um, que foram determinantes para a vitória.

O técnico Abel Braga deve contar com força máxima para o duelo contra o Vasco e deve escalar praticamente o mesmo time do confronto da última quinta, pela Libertadores. Uma das modificações é a possível entrada de Gabigol, que cumpriu suspensão, na vaga de Lucas Silva. Já Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Diego disputam duas posições, e a tendência é que os dois brasileiros comecem entre os titulares.

Apesar do confuso regulamento do Campeonato Carioca de 2019, coincidentemente, Vasco e Flamengo, campeões da Taça Guanabara e Rio, disputam o título estadual, como a torcida já estava acostumada há quatro anos. O segundo confronto da final será no domingo de Páscoa, 21 de abril, no Maracanã, às 16h, com mando rubro-negro. Se os dois confrontos terminarem empatados, o campeão será conhecido na disputa de pênaltis.