Jornal Povo

Tiro de Snipers pode ter matado porteiro em Menguinhos. Laudo revela que disparo que atingiu trabalhador veio de cima

O Ministério Público e a Polícia Civil colheram um indício que reforça o relato de moradores de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, sobre disparos feitos por snipers do alto da torre da Cidade da Polícia em direção à favela. O exame cadavérico de Rômulo Oliveira da Silva, de 37 anos — uma das vítimas fatais dos tiros feitos do alto da construção, segundo testemunhas e parentes —, mostra que o tiro que o atingiu veio de cima.

O laudo da autópsia, obtido com exclusividade pelo EXTRA, revela que o disparo entrou no corpo da vítima pelo peito e saiu pela “região lombar esquerda”, ou seja, pela base da coluna. Segundo o documento, a causa da morte foi “ferimento do coração”. O tiro, segundo o texto do perito Ronaldo Martins Junior, do Instituto Médico Legal (IML), percorreu a barriga de Rômulo e causou ferimentos no fígado, nas alças intestinais e no estômago.

No momento em que foi baleado, Rômulo estava tentando estacionar sua moto e seu tronco estava na posição vertical, de acordo com o relato de sua irmã, Leidelene de Oliveira.

Rômulo em sua moto
Rômulo em sua moto Foto: Álbum de família

— Pouco antes do Rômulo ser atingido, outro morador foi baleado ali no mesmo local. Quando o Rômulo passou por ali, em direção ao mecânico, as pessoas alertaram que eles estavam dando tiro na torre da Cidade da Polícia e ele tentou parar para estacionar, mas foi atingido, quando estava de frente para a torre — conta a jovem, de 22 anos. A Cidade da Polícia é um complexo de delegacias especializadas da Polícia Civil que fica na frente da favela.

A pedido do EXTRA, o professor de medicina legal da Uerj Nelson Massini analisou o laudo. Segundo ele, as lesões comprovam que o tiro foi feito com um fuzil.

— O tiro tem características típicas de fuzil, provocou lesões em vários órgãos — afirma Massini.

A torre da Cidade da Polícia: moradores dizem que tiros partem do local
A torre da Cidade da Polícia: moradores dizem que tiros partem do local Foto: Domingos Peixoto

Rômulo trabalhava como porteiro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo seus parentes, ele estava a caminho de uma oficina mecânica, dentro da favela. Ele deixaria sua motocicleta, que apresentava problemas no motor, no local. Foi baleado na região conhecida como Praça do Flamenguinho.

Minutos antes de o porteiro ser atingido, um ajudante de pedreiro de 22 anos também foi alvo de um disparo na mesma região, a poucos metros de distância do ponto onde Rômulo havia sido baleado. O tiro perfurou a barriga do jovem, que foi socorrido e sobreviveu. Em depoimento ao Ministério Público, ele disse que o tiro que o atingiu veio da torre da Cidade da Polícia. A morte de Rômulo e o ferimento do jovem são investigados num mesmo inquérito.

Um outro procedimento investiga o assassinato de Carlos Eduardo dos Santos Lontra, de 27 anos, quatro dias antes na mesma região. Ele foi baleado na barriga quando passava pelo local quando voltava da empresa de reciclagem de extintores de incêndio onde trabalhava. Os parentes afirmam que os tiros partiram da torre.

Carlos Eduardo foi morto na última sexta-feira