- Tudo ficou para a última rodada
Atuação ruim, virada e decisão das vagas do grupo D adiada para a última rodada da primeira fase. Em partida abaixo da média, o Flamengo até saiu na frente, mas foi pressionado pela LDU e sofreu sua segunda derrota nesta Libertadores – Bruno Henrique abriu o placar, e Anangonó e Chicaiza marcaram para os equatorianos. Os rubro-negros seguem na liderança com 9 pontos e dependem de um empate com o Peñarol para avançarem às oitavas, mas a situação, que seria resolvida com um empate em Quito, pode ficar delicada no próximo dia 8 de maio, em Montevidéu.
- O jogo
O Flamengo começou evitando os avanços da LDU, e conseguiu abrir o placar em sua primeira chance real: Pará avançou livre pela direita e cruzou na medida para Bruno Henrique marcar. Everton Ribeiro ainda mandou uma bola na trave, mas, perto do fim do primeiro tempo, o empate equatoriano saiu após um chutão que virou lançamento. A bola pesada não quicou como o esperado na área, e Anangonó deslocou Diego Alves cara a cara com o goleiro. Na etapa final, os rubro-negros chamaram os rivais ainda mais para o seu campo. Chicaiza, camisa 10 da LDU, saiu do banco e criou algumas jogadas até conseguir a virada: cortou para o meio após rebatida e chutou no alto para fazer o 2 a 1. O Flamengo não conseguiu mais responder com perigo e saiu de campo sem a classificação esperada.
- Situação do grupo
Com a derrota do Peñarol por 3 a 1 para o San José no outro jogo da chave, o Flamengo segue na liderança e, por conta do saldo de gols, depende de um empate contra os uruguaios, fora de casa, na última rodada – ambos possuem 9 pontos. Tanto Flamengo quanto Peñarol ainda podem avançar com qualquer resultado, caso a LDU, que tem 7, não vença o San José, com 4, dentro de casa. Se a equipe do Equador vencer, os rubro-negros estarão eliminados em caso de derrota em Montevidéu. Veja a tabela completa e os próximos jogos da Libertadores.