Jornal Povo

Beth Carvalho é velada na sede do Botafogo. Familiares e amigos foram se despedir da sambista, que morreu na terça-feira (30), de infecção generalizada

O corpo de Beth Carvalho é velado nesta quarta-feira (1), no salão nobre da sede do Botafogo de Futebol e Regatas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A cerimônia foi aberta ao público por volta das 10h. A sambista, que estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, morreu de infecção generalizada no fim da tarde de terça-feira (30).

O cantor Dudu Nobre esteve na cerimônia de despedida. “É um momento triste. Eu,. particularmente, conheci Beth quando tinha entre 4, 5 anos. A Beth sempre apoiou todos nós [sambistas]. A gente acompanhou a batalha dela. Beth foi uma guerreira e lutou pela vida. Há mais ou menos cinco anos, fiz uma turnê com ela e o Arlindo Cruz. Víamos que ela estava lutando e batalhando pela vida. Além de entrar para história como a madrinha do samba, ela também é uma guerreira. Venceu muitos tabus. Saiu da Zona Sul para a Zona Norte para dar esperança ao talento de todos. É uma grande perda e me sinto muito triste”, afirmou ele. De acordo com o boletim divulgado pelo hospital na terça-feira (30), a cantora morreu em decorrência de infecção generalizada (Sepse).

Dudu Nobre (Foto: Marcos Ferreira / Brazil News)

Dudu Nobre se emociona no velório de Beth Carvalho (Foto: Marcos Ferreira / Brazil News)

Zeca Pagodinho contou que o início de sua carreira foi impulsionado por Beth. “Vem muita lembrança… É difícil. Ela me colocou para gravar com ela. A lembrança que vou ficar é a de uma pessoa grande. Costumo brincar que virei compositor, que sou Zeca Pagodinho por causa dá Beth. Muita coisa boa, muito papo bom. Estivemos juntos algumas vezes, ela foi no casamento da minha filha. A gente falava por telefone, não tinha coragem de vê-la. O samba tem sofrido muito esse ano, já é o oitavo sambista que vai embora. Agora com a madrinha…”, afirmou.

Zeca Pagodinho (Foto: Marcos Ferreira/Brazil News)

Zeca Pagodinho (Foto: Daniel Pinheiro/AgNews)

A cantora Zélia Duncan falou sobre o momento de dor. “O Brasil está chorando. Ela é uma representante corajosa da nossa música, de um talento raro e que contribuiu imensamente para a música e o pensamento brasileiro. O repertório dela é um dos mais lindos e completos. Ela botou luz nas pessoas e espero que ela encontre a luz necessária para descansar no olimpo dos deuses”, afirmou.

Zélia Duncan (Foto: Marcos Ferreira/Brazil News)

Teresa Cristina lembrou a superação de Beth, que mesmo enfrentando fortes dores há mais de uma década seguiu firme nos palcos. “Ela era uma pessoa que conviveu 12 anos com dor. A gente, muitas vezes, por qualquer mal-estar fica em casa e ela quis cantar até o último dia.”

Teresa Cristina (Foto: Marcos Ferreira/Brazil News)

Lu Carvalho, sobrinha de Beth, também falou sobre a artista. “Ela realmente nos fez acreditar que esse dia jamais chegaria. Ela nos fez acreditar que era imortal — e, de uma certa forma, é mesmo. Ela era muito forte, estava muito envolvida com esse show que faria no dia 5 e morreu achando que iria fazê-lo. Ela foi em paz. Ela é uma guerreira, falava sempre o que queria. Levantou várias bandeiras, lutou pelo povo, teve sua posição de esquerda, uma pessoa admirável. Ela estava superbem, havia recebido alta, mas os médicos optaram para que ela permanecesse no hosptal para que não acontecesse nenhum percalço até o dia 5.”

Lu Carvalho, sobrinha de Beth Carvalho (Foto: Marcos Ferreira / Brazil News)

LEIA MAIS: Na web, famosos lamentam morte de Beth Carvalho

Hélio De La Peña (Foto: Daniel Pinheiro/AgNews )
Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho, é consolada por amigos e familiares (Foto: Daniel Pinheiro/AgNews )
Nelson Sargento, presidente de honra da Mangueira, esteve no velório de Beth Carvalho (Foto: Daniel Pinheiro/AgNews )

Nelson Sargento, presidente de honra da Mangueira, falou de seu mais recente encontro com a cantora. “Estive na casa dela, passamos uma tarde inteira lá. Cantamos, lembramos coisas antigas. Beth gravou o samba Agoniza mas não morreem 1979 e na voz dela esse samba ganhou o mundo. Só posso dizer obrigado. Tudo que nos é caro faz falta”, disse.

“Queridos amigos e fãs. Nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17:33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de Andança, até chegar a Marte com Coisinha do Pai, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o velório e sepultamento”, disse o comunicado oficial enviado pelo escritório da cantora.