Jornal Povo

Nova Iguaçu recebe “Mês do Brincar” com muita diversão para a garotada

“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”. Este é um trecho da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1959, e fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989.
E para fazer valer este direito, a Prefeitura de Nova Iguaçu vai promover durante os fins de semana de maio o ‘Mês do Brincar’, uma alusão ao Dia do Brincar, instituído pela Unesco em 28 de maio de 1999. As ações serão realizadas em Jardim Pernambuco, no Km 32, no Corumbá, no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu e no Calçadão. Crianças que forem a estes pontos vão se divertir com brinquedos infláveis, oficinas e contação de histórias.
As atividades começam neste sábado (4), na Praça do Jardim Pernambuco, das 9h às 14h. Haverá jogos, brinquedos infláveis, oficinas de pipas, de pintura de rosto, contação de histórias e recreação com brinquedos tradicionais. No dia 11 será a vez da Praça do Km 32 receber as mesmas atividades, além de oficina com material reciclável, aulão de zumba, jogos literários e brincadeiras que envolvem cálculos matemáticos. No dia 18 de maio as brincadeiras serão realizadas na Praça de Corumbá.
Já no fim de semana seguinte o Mês do Brincar não será realizado no sábado, mas no domingo (26), no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, junto com o Música na Natureza. O projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) levará à unidade de conservação uma edição especial com canções infantis para a criançada. O encerramento será no Calçadão de Nova Iguaçu, na terça-feira seguinte, 28 de maio, data em que é celebrado o Dia do Brincar.