Jornal Povo

Em clima de circo, Salgueiro anunciou enredo para o Carnaval 2020

Um domingo de festa e envolto na atmosfera alegre e colorida dos espetáculos circenses marcou o lançamento do enredo do Acadêmicos do Salgueiro para o Carnaval 2020. A vermelha e branca da região da Tijuca apresentou para convidados e imprensa o tema com o qual tentará levantar, pela décima vez, o título de campeã do Grupo Especial mantendo as tradições de enaltecer e valorizar a temática negra na Avenida. A escola, que já mostrou Zumbi dos Palmares e Chica da Silva , escolheu como protagonista de seu desfile, Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, quem completaria 150 anos em 2020.

“Enaltecer o negro, elevá-lo a condição de protagonista em seus desfiles sempre foi uma característica forte do Salgueiro e, para o ano que vem, a gente aposta na representatividade para fazer uma grande apresentação. Viemos de dois enredos fortes, com a pegada afro e eu conversei com o presidente que poderíamos trabalhar algo mais lúdico, colorido, leve e que tivesse uma mensagem importante para a atualidade. Chegamos ao Benjamin, um personagem pouco conhecido, pouco reverenciado, mas com uma contribuição imensa para a arte”, diz Alex.

No evento, empresários e artistas puderam ter ideia do que a escola levará para a Avenida. Ailton Graça, que já desfila na escola há alguns Carnavais, fez questão de participar da apresentação, representando o personagem central do enredo.

“Recebi a notícia do enredo com uma emoção ímpar porque o Benjamin me inspirou enquanto artista. Fui palhaço, sou ator e, assim que soube da ideia do Alex, já comecei a pensar em mil possibilidades. O mundo precisa conhecer mais esta história”, comentou o ator.

Entre as presenças ilustres da festa, Ruth de Souza, seguida por Cosme dos Santos, Nando Cunha, Isabel Fillardis, Val Perré, Poly Marinho e Maria Ceiça celebraram a escolha do tema. Representando Chica Xavier, filhos e genro também prestigiaram a festa que terminou com roda de samba animada por Xande de Pilares tendo a rainha Viviane Araújo tirando o som no pandeiro.

Representando a família do homenageado, neta, bisneta e tataraneto de Benjamin também participaram do evento, acompanhados de representantes da secretaria de Cultura de Pará de Minas, cidade natal do artista.