Jornal Povo

Após chuvas, Unirio tem cinco casos confirmados de Hepatite A entre seus alunos

O Centro de Letras e Artes da Unirio, na Urca, Zona Sul, registrou cinco casos confirmados de Hepatite A nesta terça-feira. Nove alunos estavam com suspeita de contaminação.

Em nota, a direção da universidade diz que “a principal suspeita é de que os casos tenham associação com à inundação do prédio ocorrida após as fortes chuvas de semanas atrás”, mas, até a última atualização desta matéria, não há confirmação.

A Unirio informou que o restaurante universitário que funciona no mesmo campus que o Centro de Letras e Artes já havia solicitado à Vigilância Sanitária uma análise da qualidade da água.

A Vigilância Sanitária foi notificada e coletou na manhã de segunda-feira amostras de água nas cisternas do prédio. O resultado demora cerca de 48h, segundo a Vigilância.

“Caso a água analisada esteja contaminada com microrganismos, a unidade deverá esvaziar os reservatórios de água e providenciar a limpeza, assim como do sistema de distribuição (tubulações), procedimento que exige a suspensão das atividades. Depois do serviço de higienização, os reservatórios deverão ser reabastecidos para nova coleta e análise da água”, diz a nota da Vigilância Sanitária.

Os alunos foram comunicados e orientados a evitar a ingestão de água das torneiras dos prédios.