Jornal Povo

Exército entrega mil fuzis para a Polícia Militar do Rio

O Exército entregou, na manhã desta quinta-feira, mil fuzis para a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Segundo o secretário geral da intervenção federal, general Sérgio José Pereira, uma licitação chegou a ser discutida para que fossem compradas armas para a Polícia Civil, mas, com o fracasso da negociação, os armamentos foram doados para a PM.

“Já estão prontos para uso. A distribuição das armas fica a cargo da própria polícia”. A entrega dos fuzis faz parte do pacote de R$ 1,2 bilhão recebido pela intervenção.

Apesar de a intervenção federal no Rio ter se encerrado no final de 2018, o calendário da secretaria responsável pela transição do regime prevê a entrega de equipamentos, incluindo dois helicópteros para a Policia Civil e um para o Corpo de Bombeiros, até janeiro de 2021.

“No nosso calendário, a última entrega aconteceria em 2021, que seriam os três helicópteros. Nós temos esperança que até dezembro nós possamos entregar todo o material, exceto o helicóptero “, afirmou Pereira.

As aeronaves serão diferentes entre as corporações, com tecnologia própria para cada uma delas.

Segundo levantamento divulgado no último sábado, cerca de 40% dos equipamentos, entre coletes, viaturas e outros armamentos, já foram entregues.