Com as exigências cumpridas, incluindo ambulância de prontidão, a categoria de base do Flamengo começa a voltar para o Ninho do Urubu nesta sexta-feira. Pela manhã, o elenco sub-14 será o primeiro a retomar os treinos no local, interditado para menores de idade desde o incêndio que matou 10 jovens no dia 8 de fevereiro, na maior tragédia da história do clube.
Dos 16 sobreviventes, cinco fazem parte da categoria: o zagueiro Naydjel Callebe; o lateral-direito João Vitor Gasparin; o meia Caike Duarte, conhecido como “Paquetazinho”; o atacante Wendel Alves; e o volante Rayan Lucas, conhecido como “Quadrado”, que chegou a ser relacionado recentemente no time sub-15.
A atividade será fechada para a imprensa, e ainda não será possível para os garotos pernoitarem no local, uma vez que o Ninho do Urubu está liberado apenas parcialmente. O elenco profissional também não tem usado os alojamentos para dormir.
Em 16 de abril, o Juizado da Infância e do Adolescente autorizou, e o Ninho do Urubu foi liberado parcialmente para menores de idade. O órgão atendeu ao pedido do Ministério Público, mas o Flamengo precisava adotar algumas medidas, o que acabou atrasando o retorno da base ao CT. O clube até chegou a pedir reconsideração ao MP, mas por fim decidiu atender todas as exigências.
Após a tragédia, o Flamengo já disputou quatro rodadas da Taça Guanabara do Campeonato Metropolitano Sub-14 Série Ouro, que inclui os principais clubes da categoria. Com 100% de aproveitamento, o Rubro-Negro lidera o primeiro turno ao lado do Fluminense, com 12 pontos. O próximo compromisso será neste domingo, às 14h (de Brasília), contra o São Cristóvão na Gávea.