Jornal Povo

Vereador mesquitense exige drenagem do Rio da Prata para livrar jacutinga das enchentes

O Vereador Roberto Emídio está empenhado para pôr fim ao constante sofrimento enfrentado pela população dos bairros de Jacutinga e Santo Elias, no município de Mesquita, na Baixada Fluminense. Isso porque as enchentes causadas pelas fortes chuvas no Rio da Prata, que está assoreado e transborda com facilidade, têm deixando um rastro de destruição nos bairros e levado ao desespero a diversas famílias que tem suas casas invadidas pelas inundações, pragas e doenças.

O vereador fez um pronunciamento essa semana, na terça-feira (7) na tribuna da Câmara de Mesquita, onde cobrou das autoridades do Estado providências imediatas para limpeza e dragagem do Rio. Além disso, Roberto Emídio também foi na última quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em busca do apoio do Deputado Estadual Bruno Dauaire (PSC), para interceda junto Instituto Nacional do Ambiente (INEA) para solucionar o problema o quanto antes.  A medida visa evitar novos estragos como os que já foram causados pelas fortes chuvas que atingiram todo o Estado do Rio

“Essa semana o município recebeu dois secretários estaduais que vieram fazer visitas as escolas. Acho louvável a iniciativa. Mas precisamos agora de ação pratica. A população da Jacutinga não aguenta mais sofrer com as enchentes e a solução deste problema passa pelo governo do Estado, por isso estamos cobrando providências imediatas do INEA” disse ele durante pronunciamento no legislativo.

O Deputado Estadual Bruno Dauaire se prontificou a agendar um encontro do vereador Roberto Emídio com o presidente do INEA para que o parlamentar entregue pessoalmente a solicitação da drenagem do Rio e possa levar uma solução do problema para a população.

“Recebi o vereador que trouxe uma demanda importante e muito séria. Vou fazer esforços para levar o mais rápido possível o Roberto Emídio ao Presidente do INEA para buscar uma solução para essa demanda importante e urgente da população de Mesquita” disse o deputado.

 População sofre e reclama há muito tempo

 O Rio da Prata é uma reclamação da população de Mesquita que já se estende há muito tempo. Isso porque ele oferece diversos transtornos a quem mora as suas margens, como proliferação de mosquitos, ratos e acúmulo de lixo. Nos dias de chuva a situação só piora, pois às enchentes deixam rastro de destruição, gerando perdas de bens e doenças.  O vereador Roberto Emídio explica a importância dessa drenagem ser realizada o quanto antes.

 “Sou nascido e criado aqui na Jacutinga, por onde esse rio passa. Sei como é ruim para os moradores daqui conviverem com isso. Por isso quero ajudar a resolver esse problema o mais rápido possível, para que o bem-estar da população seja restabelecido. Tenho trabalhado incansavelmente para atender as demandas dos bairros de Mesquita, pois essa é a obrigação de um político atuante: Ouvir, com sensibilidade, o povo que o colocou lá dentro”, disse.