Jornal Povo

Caminhoneiros: empréstimos saem na próxima semana

A partir da próxima semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai começar a oferecer uma linha de crédito exclusiva para caminhoneiros. Os empréstimos individuais serão limitados a R$ 30 mil.

Em abril, o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni havia anunciado a criação do empréstimo para a compra de pneus e manutenção dos veículos, o qual seria disponibilizado, inicialmente, pelo Banco do Brasil e pela Caixa. A medida foi uma tentativa de evitar uma nova greve de caminhoneiros no Brasil.

O governo afirmou que vai separar R$ 500 milhões para a medida, mas o valor pode dobrar, dependendo da demanda. O presidente do BNDES Joaquim Levy afirmou, durante coletiva realizada nesta terça-feira que o modelo já foi pré-aprovado e aguarda apenas a última reunião com os bancos para acertar detalhes.

“A ideia de crédito é, em um momento de desafio do setor, ter certeza que o caminhoneiro vai ter recursos para preservar o capital dele. Um caminhão bem tratado dura 10, 12 anos, já o veículo que você atrasa a manutenção, se deteriora rapidamente, além de todos os problemas de segurança nas estradas. O caminhão é a fonte de renda dos caminhoneiros e queremos que esteja em condições perfeitas”, afirmou Levy.