Jornal Povo

Evento gratuito no fim de semana dá acesso a museus e atividades de lazer

O morador do Rio e o turista que estiver visitando a cidade terão, no próximo fim de semana, uma ótima opção de lazer no bairro imperial de São Cristóvão. Sábado e domingo, acontece a 11ª edição do Circuito de Turismo Cultural.  Trata-se também de uma oportunidade para ampliar conhecimentos em artes, samba e história do Rio de Janeiro e Brasil.  A participação é gratuita. 
O circuito é um charme só. O ponto de partida será a estação de trem de São Cristóvão, a partir das 10h da manhã, e os destinos são: Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu do Samba, Observatório Nacional, Centro Hípico do Exército, Clube de Regatas Vasco da Gama, 1º Batalhão de Guardas, Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG) e Supremo Conselho do Brasil. 
Os interessados não pagarão ingresso nas instituições que integram o circuito. O passeio conta ainda com um serviço de ônibus que vai parando nos locais e, depois, retorna a cada ponto para pegar o turista (formato city-tour). 
A hospitalidade do evento ficará sob a responsabilidade de alunos de Turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Eles  farão o monitoramento das atividades e a condução dos visitantes nos espaços e no embarque e desembarque dos ônibus.
Para a professora Selma Azevedo, coordenadora do curso de Turismo da UVA, além da importância histórica para a cidade do Rio, a realização do circuito também é uma forma de promover a luta pela valorização do patrimônio cultural da cidade, frequentemente relegado a segundo plano. “É importante mobilizar todos pela reconstrução e resgate do acervo”, diz Selma. 
 Entre as opções de lazer, estão: planetário inflável dentro do Museu da Astronomia, oficina de vivência no Museu do Samba, apresentação da banda sinfônica no 1º Batalhão de Guarda, visita ao museu maçônico. 
O projeto integra a programação da Semana Nacional de Museus na cidade do Rio de Janeiro. Foi idealizado, em 2008, pela Câmara Comunitária de São Cristóvão, em parceria com os museus, centros de ciências e demais instituições do bairro com o objetivo de promover ‘uma viagem pela história e pela cultura do nosso país’.
Uma prova do sucesso do projeto: em todas as edições, o circuito já recebeu cerca de 150 mil pessoas.