Jornal Povo

Alerj discute segurança das barragens do estado

A Comissão Especial das Barragens da Assembleia Legislativa Rio (Alerj) discute hoje a segurança e fiscalização das barragens construídas no estado. 
Entre as 29 barragens do Rio, dez apresentam alto ou médio Dano Potencial Associado (DPA), que pode acontecer devido a rompimento, vazamento, infiltração no solo ou mau funcionamento da barragem, independente da probabilidade de ocorrência. Os dados são da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O dano pode ser graduado de acordo com potencial das perdas de vidas humanas e impactos sociais, econômicos e ambientais, em consequência da ruptura de uma barragem. Segundo a deputada Tia Ju (PRB), presidente da Comissão, é preciso saber as condições das barragens para entender os impactos.
“Não podemos ficar de braços cruzados. Temos que saber, urgentemente, qual é o estado das barragens no Rio de Janeiro. A comissão representa uma maneira formal para fiscalizar as condições, a manutenção e os planos de emergência para os casos de acidentes. Queremos acesso aos laudos técnicos de cada barragem para entender os impactos em suas regiões”, afirmou a parlamentar.
Na reunião, serão ouvidos a superintendente adjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Ludimila Lima, e o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ), Francis Bogossian. Além disso, os deputados vão questionar o papel da Agência Nacional de Águas (Ana) na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens e a necessidade de atuação nessas construções. 
Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.