Jornal Povo

Fiocruz desenvolve teste que melhora eficácia do diagnóstico da dengue, zika e chikungunya

Pesquisadores da Fiocruz desenvolveram um teste para diagnosticar, de maneira mais rápida e eficiente, casos de dengue, zika e chikungunya no Rio. Com apenas algumas gotas de sangue do paciente, o teste revela o diagnóstico das doenças em apenas 20 minutos.

De acordo com os pesquisadores, o teste já possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, após sinal positivo do Ministério da Saúde, chegará à rede pública de saúde em até seis meses.

“É um teste que traz três tipos de vantagem: primeiro, o desempenho, que é muito bom. Segundo, inovação. Por exemplo, esse teste faz as três doenças ao mesmo tempo. E a inovação tecnológica, que introduz um leitor que facilita a leitura e segurança do resultado”, explica Edimilson Silva, um dos pesquisadores envolvidos na elaboração do teste.

Após a coleta de um pouco de sangue do paciente, o teste revela o diagnóstico em até 20 minutos. A conclusão do resultado acontece por meio de um aparelho, que é colocado sobre o teste, e aponta, de maneira eficaz e segura, qual das três doenças o paciente tem.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.