Jornal Povo

Fiocruz desenvolve teste que melhora eficácia do diagnóstico da dengue, zika e chikungunya

Pesquisadores da Fiocruz desenvolveram um teste para diagnosticar, de maneira mais rápida e eficiente, casos de dengue, zika e chikungunya no Rio. Com apenas algumas gotas de sangue do paciente, o teste revela o diagnóstico das doenças em apenas 20 minutos.

De acordo com os pesquisadores, o teste já possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, após sinal positivo do Ministério da Saúde, chegará à rede pública de saúde em até seis meses.

“É um teste que traz três tipos de vantagem: primeiro, o desempenho, que é muito bom. Segundo, inovação. Por exemplo, esse teste faz as três doenças ao mesmo tempo. E a inovação tecnológica, que introduz um leitor que facilita a leitura e segurança do resultado”, explica Edimilson Silva, um dos pesquisadores envolvidos na elaboração do teste.

Após a coleta de um pouco de sangue do paciente, o teste revela o diagnóstico em até 20 minutos. A conclusão do resultado acontece por meio de um aparelho, que é colocado sobre o teste, e aponta, de maneira eficaz e segura, qual das três doenças o paciente tem.