Jornal Povo

Canecão: governo do Rio quer estadualizar casa de shows fechada desde 2010

O governo do Rio quer estadualizar o Canecão, tradicional casa de shows em Botafogo administrada pela UFRJ e fechada desde 2010. Secretário de Cultura, Ruan Lira tem articulado a transferência junto com o deputado estadual Rodrigo Amorim e o federal Daniel Silveira, ambos do PSL de Jair Bolsonaro.

“Sou avesso a espaços públicos depredados. Se a UFRJ não tem condição de reconstruir, que passe ao governo estadual. Mesmo com dificuldade orçamentária, estamos dispostos a suar a camisa para que o Canecão reabra, talvez buscando uma parceria público-privada”, disse Lira.

Daniel Silveira vai requerer, na semana que vem, audiências com o ministro da Educação, Weintraub, e com a nova reitora da UFRJ, Denise Pires.

Na segunda, Silveira e Amorim vistoriaram o Canecão. Os parlamentares dizem ter encontrado guimbas de maconha e roupas íntimas jogadas em meio ao entulho.

“A UFRJ, nessa tentativa de lacração da esquerda, tomou de volta um ambiente que gerava emprego. O Canecão funcionava bem na iniciativa privada”, sustenta Amorim, que defende que o estado tenha o direito de definir o modelo de exploração.