Jornal Povo

Prefeitura do Rio começa a demolir casas interditadas no alto do Vidigal

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou a demolir 12 das 26 casas que foram interditadas pela Defesa Civil por causa da chuva na Avenida Presidente João Goulart, no alto da comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio. Mesmo com a interdição, é possível ver algumas pessoas dentro dos imóveis. Na manhã desta segunda-feira, o fluxo de veículos está liberado na Avenida Niemeyer.

A prefeitura afirma que está dando apoio financeiro aos moradores que tiveram que sair de casa. Na última sexta-feira (24), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou à Justiça que o estado e o município interditem o tráfego de veículos na Avenida Niemeyer, uma das ligações entre as zonas Sul e Oeste da capital fluminense, e retire moradores da comunidade do Vidigal que vivem na parte da encosta voltada para a avenida.

O MPRJ também pede que o poder público faça uma vistoria imediata na encosta do Morro Dois Irmãos, na área voltada para a Avenida Niemeyer.

Eles pedem que sejam identificados os riscos de escorregamento de rochas, solo e vegetação e que seja feito um laudo técnico conclusivo indicando intervenções de engenharia necessárias à contenção e remoção dos riscos da região.

Sobre este assunto, a Prefeitura do Rio afirmou que interditou nove casas na Rua Major Toja Martinez Filho, no alto da comunidade, que estariam ameaçadas por pedras fragmentadas.