Campanha de vacinação contra gripe é estendida até o dia 15 de junho no Rio

A campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria na próxima sexta-feira, foi estendida até o dia 15 de junho em todos os municípios do estado do Rio. A medida foi necessária porque nenhuma cidade fluminense atingiu a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde — uma cobertura vacinal de 90% do público-alvo.

Desde que a campanha começou, no dia 10 de abril, 2,6 milhões de pessoas receberam a dose da vacina contra gripe, o que corresponde a 54,5% de cobertura. A expectativa da Secretaria estadual de Saúde (SES) é vacinar 4,9 milhões de pessoas.

De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES, foram notificados este ano 77 casos de síndrome respiratória aguda grave, com 18 mortes. Em 2018, foram 233 casos da doença, com 30 óbitos.

Além das salas de vacinação nas unidades básicas de saúde, há ainda postos voltantes oferecendo a vacina contra a gripe. Nesta terça-feira, entre 14h e 17h, acontecerá uma ação no Barra Shopping. Nesta quarta e quinta-feira, quem passar pela estação BRT Alvorada, das 7h às 11h, poderá procurar o posto montado no local para receber a vacina, que que protege contra três vírus que causam gripe, inclusive o H1N1, responsável por casos graves da doença.

A dose está sendo oferecida a idosos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade; professores de escolas públicas e privadas; além de policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Open chat
Anuncie AQUI! >>>
Olá!
Gostaria de anunciar sua marca aqui?
Powered by