A passagem de Abel Braga pelo Flamengo está em suas cenas finais. A pressão externa somada aos questionamentos internos minaram a paciência do comandante, que pediu para deixar o clube. O treinador irá ao Ninho do Urubu conforme previsto para treinamento na parte da tarde e a tendência é que a decisão seja comunicada aos jogadores. Jorge Jesus é o preferido da diretoria para substituí-lo.
O clube já iniciou contatos com o treinador português durante passagem de Marcos Braz e Bruno Spindel pela Europa e há confiança a respeito de um acerto. Multicampeão pelo Benfica, Jesus foi eleito o melhor treinador de seu país por três anos e conquistou títulos também pelo Sporting. Seu último trabalho foi o Al Hilal, da Arábia Saudita.
O desgaste entre Flamengo e Abel Braga era crescente desde a derrota para o Internacional, em Porto Alegre, e o distanciamento era evidente. Diretoria e treinador não falavam a mesma língua, o que ficava evidente em entrevistas coletivas do comandante. O estopim da relação foram as cobranças após Abelão dizer que era “óbvia” a escalação de reservas contra o Fortaleza.
Os auxiliares Leomir e Fabio Moreno deixam o clube junto com Abel. Na hierarquia da comissão técnica, Marcelo Sales vem na sequência e pode assumir o time interinamente. Maurício Souza, do Sub-20, é outro cotado para ocupar o cargo.
O Flamengo não projetava um dano imediato até a parada para Copa América e trabalhava para trocar o comando na pausa do Brasileirão. Até lá, serão mais quatro partidas: Fortaleza, Fluminense e CSA, pelo Campeonato Brasileiro, e o Corinthians, terça-feira, pela Copa do Brasil. O processo de fritura, entretanto, minou a paciência de Abel.
A cúpula da diretoria rubro-negra convocou reunião de emergência na Gávea para tentar estancar o problema. Não há multa rescisória de parte a parte no contrato de Abel Braga. O treinador, por sua vez, não baterá o martelo antes de se comunicar com os jogadores no Ninho do Urubu na tarde desta quarta-feira.
Abel Braga voltou ao Flamengo no início deste ano, após passagem em 2004. Na atual temporada, são 32 partidas, 19 vitórias, oito empates e cinco derrota, 59 gols marcados e 29 sofridos. Com o treinador, o Rubro-Negro conquistou a Flórida Cup, a Taça Rio, o Campeonato Carioca, classificou às oitavas de final da Libertadores, venceu o primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil e está em sexto no Brasileirão.