Jornal Povo

Intolerância Religiosa: Me dê motivos para suas ações

Foto: Adeloya Magnoni

O Rio de Janeiro sofre constantemente com casos de intolerância religiosa e, nos últimos meses, o fato tem se intensificado cada vez mais.

A Baixada Fluminense clama por auxílio governamental para solucionar tal questão, mas com a demora das ações por parte das lideranças, Bàbáloriṣás e Ìyáloriṣás estão sendo impedidos de exercer seu direito religioso.

O ato de fechar a porta de um espaço sagrado vai muito além do silenciar dos atabaques. Vai de encontro com a história de construção de nosso país.

Para as pessoas que nunca estiveram em uma casa de Candomblé, realmente fica difícil entender o motivo do Òrìṣà saudar portas, sustentação e atabaques.

O que impressiona é que não há motivo explícito para tais covardias. É pelo simples fato de humilhar e destruir o que é de seu semelhante.

“Não tem respeito por ninguém. Não tem respeito por nada. A gente tem que acatar. Ou acata ou agente morre” relatou uma das vítimas ou site G1.

Uma das definições pra Deus no dicionário é de que ele é um ser supremo e será que ele como tal, aprova seus atos? Até porque se ele nos fez, segundo a Bíblia, sua imagem e semelhança, somos no mínimo, irmãos. Podemos não ser do mesmo segmento religioso, mas segundo criador, que no Candomblé chamamos de Ọlọ́run, somos irmãos de vida e, juntos, cada qual a sua maneira, deve cuidar da terra construída para nós humanos, animais, vegetais e minerais.

Se você não tem como explicar as ações de seu povo, você também não está compreendendo o ser humano e suas escolhas equivocadas.

Que as boas energias tenham clemência e piedade dos ignorantes e prepotentes que dizem ser de fé, mas que não possuem fé nem em si mesmo.

Até a próxima e muito àṣẹ gbogbo Òrìṣà!!!

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 96991-4004
instagram.com/mejiomiodara
facebook.com/mejiomiodara
[email protected]

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.