Jornal Povo

Sobe para 20 o número de mortes por H1N1

O estado do Rio de Janeiro registrou, até esta terça-feira 20 mortes por gripe (influenza).  Especialistas afirmam que, neste ritmo, é possível que o número de óbitos pela doença em 2019 seja mais alto que o de 2018, quando 30 pessoas morreram pela doença. A única forma de se prevenir é pela vacina, que está disponível nos postos de saúde até o dia 15 de junho. Todas as mortes foram de pessoas infectadas com o vírus H1N1.

“Infelizmente ainda vamos passar pelo inverno, que é quando o número de casos aumenta. Então o alerta é: vacinem-se logo!”, afirma Roberto Medronho, diretor do Núcleo de Saúde Coletiva da UFRJ e autor de um estudo sobre a epidemia de Influenza de 2009 – Há dez anos a gente não tinha a vacina. Hoje temos. As pessoas tendem a achar que não se trata de uma doença grave, o que se reflete nos números de vacinação. No entanto, trata-se, sim, de uma doença que pode matar, e é o que estamos vendo agora. É muito provável que, se o índice de vacinação desta campanha continuar baixo, o número de óbitos supere o do ano passado.

Medronho afirma que não há muito mais que o poder público possa fazer além de aumentar os investimentos na campanha pela vacinação. A injeção é a única forma de se prevenir contra o vírus H1N1 e tem segurança comprovada.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.