Jornal Povo

Niemeyer passa por perícia nesta quinta-feira

Está sendo realizada, desde das 10h desta quinta-feira, a perícia determinada pela Justiça para atestar a segurança da Avenida Niemeyer. A via, que liga São Conrado ao Leblon, na Zona Sul do Rio, está fechada nos dois sentidos desde a tarde de terça após determinação judicial. A vistoria de hoje será feita pelo engenheiro Luiz Roberto Charnaux Sertã Junior e pelos geólogos Fábio Peres da Silva e João Antônio Prado Silva.
Os três foram designados pela titular da 3ª Vara da Fazenda Pública, a juíza Mirela Erbisti, responsável pelo processo no Tribunal de Justiça (TJRJ). Agentes da prefeitura e do Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público (Gate/MPRJ) acompanham os trabalhos. Policias militares do 23º BPM (Leblon) vão dar apoio aos técnicos.
“Devendo a equipe esclarecer no laudo se há risco de deslizamento de terra e pedras dos taludes e perigo à população caso a via seja reaberta e declinar demais circunstâncias que achar pertinentes em laudo sumário”, a juíza assinalou, em seu despacho.
O relatório com as conclusões da perícia deverá ser apresentado até às 17h30 desta sexta.
Na decisão desta quarta, quando foi negado o pedido da prefeitura para a reabertura da via, a Justiça determinou que a perícia fosse feita em até 72 horas. Decisão anterior já estabelecia que a vistoria fosse realizada por técnicos indicados pelo TJRJ.