Jornal Povo

Polícia investiga denúncia de estupro em campus da UFF, em Niterói

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio, investiga o caso de uma estudante do curso de Educação que denunciou ter sido estuprada num dos banheiros do campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). O caso teria ocorrido na noite desta terça-feira.

De acordo com a delegada Alriam Fernandes, titular da Deam de Niterói, a jovem afirmou que sofreu uma pancada na cabeça, desmaiou e acordou sem a blusa.

“Ela acordou com uma estudante de Nutrição a socorrendo, com os seios desnudos, porém com a parte inferior do corpo preservada. Ela alega que teriam vestígios de esperma nos seios, mas alega tê-los lavado”, disse.

Faculdade cobra medidas da reitoria da UFF

Em nota, a Faculdade de Educação da UFF informou que estar ciente “do ato de violência que sofreu uma das estudantes da universidade no dia 28 de maio de 2019, entre os turnos tarde/noite, no Bloco A do Campus Gragoatá”. No comunicado, a instituição disse ainda que, “internamente, a Direção e a Coordenação do Curso da FEUFF estão buscando intensificar medidas de proteção e prevenção em nossos espaços, dentre outras ações que estão sendo pensadas. Cobramos da Reitoria que também sejam tomadas medidas de precaução quanto às possíveis situações de vulnerabilidade em todos os espaços da universidade partindo da gravidade extrema da situação ocorrida.”

A nota é assinada pelas professoras Rosane Marendino, diretora da Faculdade de Educação, e Walcéa Barreto Alves e Lisete Jaehn, da coordenação do Curso de Pedagogia.

Em nota, a reitoria da UFF diz que está tomando as providências cabíveis. “A Ouvidoria e a Pró-Reitoria de Graduação prestaram atendimento aos familiares e a Superintendência de Manutenção fez vistoria no local. A instituição está apurando os fatos e contribuindo com investigação em curso da Polícia Civil”, diz a nota.

Segundo a UFF, a vítima foi acolhida pelo Programa de Atendimento às Vítimas de Violência do Hospital Universitário Antonio Pedro, que está prestando acompanhamento médico e psicológico. “A UFF está abrindo sindicância interna por orientação da Procuradoria Federal à UFF para apurar o ocorrido e tomar as medidas administrativas. A Universidade Federal Fluminense reforça que repudia firmemente quaisquer atos de violência que possam ser cometidos contra a sua comunidade”.

Delegacia analisa imagens

A Deam analisa imagens de câmeras de segurança da UFF. A delegada disse que tenta também identificar essa estudante de Nutrição que teria socorrido a jovem.

Segundo estudantes da universidade, o campus Gragoatá não é bem iluminado, principalmente perto do bandejão.

“O mato é bem alto, em especial quando se vai para os blocos N, M, O e P”, afirmou um aluno que pediu para não se identificar.