Jornal Povo

Instituto Benjamin Constant está com vagas abertas para cirurgias gratuitas de catarata

O Instituto Benjamin Constant, na Urca, Zona Sul do Rio, está com vagas abertas para cirurgias de catarata. Para realizar o procedimento, o paciente precisa já ter laudo com a indicação médica e os exames prontos e se encaminhar ao balcão de atendimento do instituto das 8h às 16h nos dias úteis para agendar a consulta.

Tanto as consultas quanto os procedimentos e cirurgias realizados pelo Benjamin Constant são inteiramente gratuitos.

O único tratamento para catarata é a cirurgia para substituir o cristalino danificado por uma lente artificial. A cirurgia é simples, rápida e feita com anestesia local.

O instituto também está realizando gratuitamente cirurgias de pterígio, que são aquelas pequenas manchas brancas que surgem no olho e têm indicação médica quando atrapalham a visão. O procedimento é o mesmo: comparecer com documentação pessoal e indicação médica no balcão, mas o horário de atendimento vai de 8h até o meio-dia.

Nos dois tipos de cirurgia, o paciente passa primeiro por uma consulta com o médico para a avaliação inicial do caso. Se estiver tudo certo, é só aguardar o agendamento da cirurgia.

Os principais sintomas da doença são: vista embaçada, com piora progressiva, visão dupla, com imagens distorcidas e muita sensibilidade à luz.

A catarata geralmente começa a partir dos 50 anos. No entanto, crianças cujas mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre da gravidez podem nascer com a doença. Ela também pode ter outras causas, como diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios com corticoides, inflamações intraoculares, traumas na região dos olhos e excesso de radiação.

Além de ser a escola que atende crianças e adolescentes cegos ou com baixa visão e centro de reabilitação para pessoas com problemas de visão, o Benjamin Constant é um centro de pesquisas médicas no campo da oftalmologia.