Jornal Povo

Neymar é acusado de estupro em Paris; mulher registra boletim de ocorrência em São Paulo

Uma mulher registrou boletim de ocorrência acusando o atacante Neymar de estupro. O crime teria acontecido no dia 15 de maio, em Paris, na França. A denúncia foi registrada na última sexta-feira, em São Paulo. 

A assessoria de imprensa de Neymar disse ainda não ter tido acesso à denúncia. Neste sábado, o atacante deixou Teresópolis, no Rio de Janeiro, onde está concentrado com a seleção brasileira, liberado para folga.

Segundo o documento, registrado na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, a mulher, que tem sua identidade preservada, conheceu Neymar através das redes sociais. Através do Instagram, o jogador a teria a convidado para viajar até a França.

A denúncia detalha que um assessor de Neymar, identificado como “Gallo”, entrou em contato com a mulher em 12 de maio, fornecendo passagens e hospedagem em Paris. Ela teria embarcado no dia 14 e chegado ao destino no dia 15, data da suspeita do estupro.

Ainda segundo a mulher, ela ficou hospedada no Hotel Sofitel Paris Arc Du Triumphe e recebeu Neymar por volta de 20h. O atacante do PSG teria chegado “aparentemente embriagado”. “Começaram a conversar, trocaram carícias, porém, em determinado momento, Neymar se tornou agressivo e, mediante violência, praticou relação sexual”, diz o documento.

No depoimento, a mulher afirma que deixou Paris no dia 17 e “estava abalada emocionalmente e com medo de registrar os fatos em outro país”. A decisão de registrar o boletim de ocorrência em São Paulo aconteceu por ser seu endereço residencial.

Embora tenha acontecido em Paris, o estupro pode ser investigado no Brasil, e Neymar ser julgado com base nas leis brasileiras em virtude do princípio da “extraterritorialidade”. Segundo o Código Penal, em seu sétimo artigo, crimes cometidos por brasileiros, mesmo que em território estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira.