Jornal Povo

Beija-Flor cancela lançamento de enredo para 2020 em repúdio à virada de mesa no carnaval

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis anunciou na madrugada desta terça-feira que não vai realizar o lançamento do enredo para o carnaval de 2020, em repúdio à virada de mesa sacramentada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) com uma modificação no resultado dos desfiles deste ano. A azul e branco da Baixada Fluminense foi uma das cinco agremiações que se posicionaram contra o cancelamento do rebaixamento da da Imperatriz Leopoldinense, que agora permanecerá na elite da festa.

O cancelamento do evento, que aconteceria no próximo sábado na quadra da Beija-Flor, em Nilópolis, é a segunda consequência prática da decisão de mudar o resultado do último carnaval. Mais cedo, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, renunciou ao cargo por discordar da decisão das escolas. O placas foi de oito escolas favoráveis à mudança no resultado e cinco contra (somam-se à Beija-Flor: Portela, Mangueira, Vila Isabel e Viradouro).

Em nota, a direção da Beija-Flor afirmou que “repudia a decisão das demais escolas”, disse que “não compartilhará de tal prática” e que seguirá observando as decisões que definirão os rumos tomados pela Liesa.

Gabriel David, dirigente da Beija-Flor e filho do patrono Anísio Abrahão David, disse que pretende se reunir com as outras quatro escolas (Portela, Mangueira, Vila Isabel e Viradouro) que também se manifestaram contra a permanência da Imperatriz.

“Foi a pior decisão a ser tomada neste momento. O Carnaval vem precisando de transparência e de modelos de gestão melhores. Nem eu e nem meu pai fomos favoráveis a isso e agora vamos sentar para conversar com as outras escolas que não concordaram e ver o que pode ser feito pelo futuro do carnaval”, explicou David.

Crítico frequente de Jorge Castanheira, a quem creditava os principais erros que, segundo ele, têm prejudicado a administração da Liesa nos últimos anos, Gabriel David elogiou a renúncia como um ato de coragem.

“O Jorginho foi muito homem, no sentido mais profundo da palavra. Foi uma pessoa íntegra e mostrou o caráter que ele tem ao renunciar. Com todos os defeitos que ele possa ter e que eu tenha destacado, apesar disso, ele se mostrou muito homem”, defendeu o conselheiro da Beija-Flor.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.