Jornal Povo

Ewé – A chave do portal: As folhas que dão sentido às nossas vidas

Presente em diversos campos de nossa existência, as folhas possuem papel importante em nosso caminhar.

As mulheres sofrem influências diretas das mesmas na área de cosméticos. Quem de nós não utiliza uma fragrância a base de ervas?

Somos dependentes também quando falamos do campo medicinal, onde as folhas trazem a cura para nossas doenças diárias.

As folhas estão enraizadas em nossa vida desde sempre. No Brasil, nossa cultura indígena nos mostra, até os dias de hoje, quão importante saber manipular a energia existente no sangue verde.

Trazendo para o campo religioso, vamos além de meras informações e, radicalmente falando, afirmam os Candomblecistas e Umbandistas. Sem folha, não há Òrìṣà.

Com cada vez mais aceitação nas universidades cariocas, os ensinamentos de Cultural Yorùbá trazem à, um público variado, o conhecimento sobre a importância das folhas na história humana e sagrada, como afirma o Professor e Escritor, Márcio Righetti.

Márcio Righetti (Foto: Calixto Fotos)

Conhecer as folhas é mais do que saber sua utilização ritual (como se fosse pouco…). Conhecer as ervas é estabelecer uma relação permanente com o elemento vegetal. Ou seja: é compreender a importância deste elemento em nossa vida cotidiana nas roupas, na alimentação, na estética (produtos cosméticos), na cura… Em última instância: é se conectar com Ọ̀sànyìn, a “Folha Divina”. Os iorubas nos ensinaram que através das folhas, podemos nos equilibrar física e espiritualmente. Elas são a chave deste portal de conexão entre homens e deuses. Daí porque denomino de “Ewé a chave do portal”. Explicou o Bàbálorìṣá Márcio de Jàgún.

O curso Ewé – A chave do Portal acontecerá na no campus do Maracanã da UERJ, com início no dia 07/08/2019.

Para obter informações sobre valores e mais detalhes, entre em contato com o número 2334-0639 ou faça sua inscrição através do site www.cepuerj.uerj.br, pois as vagas são limitadas.

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 96991-4004
instagram.com/mejiomiodara
facebook.com/mejiomiodara
[email protected]