Jornal Povo

Cota de IPTU da Prefeitura do Rio não pode mais ser paga na Caixa e em lotéricas

Os contribuintes cariocas não podem mais pagar as cotas do IPTU 2019 nas casas lotéricas, nas agências da Caixa Econômica Federal ou nos correspondentes bancários vinculados à instituição financeira. Segundo o município, o banco informou, por meio de correspondência, a que, a partir de 1º de junho, não continuaria prestando o serviço de arrecadação para a Prefeitura do Rio.

Até então, os não correntistas da Caixa podiam pagar o imposto nas agências do banco (caso em que não havia limite de valor), nas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui (nestes dois últimos casos, o teto era de R$ 2 mil, em dinheiro). Já os clientes da Caixa podiam pagar o IPTU pelos canais digitais do banco ou pelo caixa eletrônico, no qual o limite para pagamento era de R$ 1.500 — teto que poderia ser aumentado, caso o cliente fosse até a agência mantenedora da conta para solicitar a alteração.

Procurada, a Caixa informa que encerrou a prestação de serviços de arrecadação de tributos municipais para a Prefeitura do Rio em virtude de vencimento do contrato. Segundo o banco, já há um novo edital de credenciamento aberto pelo município, cujas condições estão sendo avaliadas pela instituição financeira.

Por enquanto, pagamentos de impostos, contribuições e taxas e outras receitas relativas ao município, segundo a Secretaria municipal de Fazenda, podem ser pagas em nove bancos credenciados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Banco de Brasília, Citibank, Sicredi, Bancoob e Mercantil do Brasil).

Ainda de acordo com a prefeitura, o contribuinte ainda tem opções de pagamento em correspondentes bancários, como supermercados, lojas e farmácias, a exemplo de Casas Bahia, C&A e Carrefour.