Jornal Povo

Justiça do Rio mantém Avenida Niemeyer fechada

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, nesta quinta-feira, que a Avenida Niemeyer ainda não está segura e deve permanecer fechada para o tráfego de veículos. A decisão é válida por 48 horas, prazo que a prefeitura tem para apresentar novos documentos que atestem a segurança do local.

Depois disso, será realizada nova vistoria pelos peritos nomeados pela Justiça no prazo de cinco dias. Somente a partir desse período será decidido se a via será reaberta ou não.

A prefeitura já havia apresentado justificativas e um laudo técnico alegando a realização das obras e a segurança da via, mesmo assim a Justiça negou o pedido de reabertura da Niemeyer.

Fechada desde o dia 28 de maio por determinação da Justiça, que atendeu ao pedido do Ministério Público (MP), sob alegação de risco para motoristas, a Av. Niemeyer liga os bairros São Conrado e Leblon, na Zona Sul, e faz parte do eixo que vai da Zona Oeste ao Centro da cidade. Por dia, circulam em média 36 mil veículos pela via.

Segundo os representantes do poder público municipal, agentes do município fizeram a limpeza e a recuperação das áreas de escorregamento da encosta localizada ao lado da avenida. Contudo, as medidas não foram consideradas suficientes para a reabertura da via.

Deslizamentos

No dia 7 de fevereiro, uma forte chuva atingiu a Avenida Niemeyer, causando o desabamento de mais um trecho da Ciclovia Tim Maia. Pelo menos quatro pontos de deslizamento bloquearam a via. Dois ônibus foram atingidos pelos deslizamentos de terra e duas pessoas morreram.

No dia 16 de maio, a Avenida Niemeyer foi fechada por outro deslizamento de terra. Uma casa foi atingida, mas não houve vítimas.

‘Ações no local desde fevereiro’, diz prefeitura

A prefeitura alega que todas as ações de mitigação de riscos estão sendo implementadas e desde fevereiro a Geo-Rio prossegue com equipes de engenheiros e técnicos na Avenida Niemeyer, onde realiza o trabalho de contenção de encostas em 36 pontos, “com monitoramento constante, topografia, análise do solo, demolição de blocos de rocha e estabilização (solo grampeado, barreiras de impacto, cortinas atirantadas e muros de contenção)”. A previsão de conclusão de todo o processo é até outubro.