Jornal Povo

Prefeitura lança Rio+Seguro Fundão

A prefeitura do Rio lançou, nesta sexta-feira, o Rio+Seguro Fundão, programa de atuação na área da Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A parceria entra a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Prefeitura da UFRJ dá início ao reforço no patrulhamento das vias da Ilha do Fundão. A ação vai contar com 23 agentes (13 PMs e 10 GMs) por dia, divididos em turnos. 

A sede do Rio+Seguro Fundão funcionará na Praça Jorge Machado Moreira (atrás do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva – IESC). As equipes contarão com três viaturas e quatro motocicletas para realizar rondas de segunda a sexta, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 6h às 18h, períodos de maior movimento de público da universidade.

“Fizemos uma parceria com a prefeitura do Fundão para estar com nossos guardas municipais e também com a Polícia Militar. A mesma coisa que fizemos em Copacabana, exitosamente, agora será feita no Fundão”, disse Crivella durante lançamento.

A Cidade Universitária será a segunda área a receber o programa pioneiro. Implantado no dia 3 de dezembro de 2017 em Copacabana e Leme em apoio à segurança pública, o Rio+Seguro utiliza reforço diário de policiais militares (contratados durante a folga) e guardas municipais em ações de patrulhamento urbano, além de promover a integração com outros órgãos municipais e estaduais para a resolução de problemas de ordenamento.

Diferentemente da operação em Copacabana e Leme – que também contempla o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador – em que a Prefeitura arca com o pagamento de PMs por meio do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança), o Rio+Seguro Fundão será custeado pela UFRJ com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões por ano.

“Temos apoio da iniciativa privada e do próprio Fundão, com isso a Prefeitura ganha mais condições financeiras. Estamos investindo ali em torno de 200 mil reais por mês, um pouco mais que isso. Eu diria que 60 a 70 por cento é da iniciativa privada, através de empresas que contribuem e colaboram com o Fundão”, explicou o Prefeito.

Assim como na Zona Sul, o programa contará com emprego de tecnologia e inteligência em suas ações. É prevista a integração de câmeras utilizadas no monitoramento do campus ao sistema do Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda, no Centro de Operações Rio (COR). E um canal direto de comunicação entre a comunidade e os agentes será aberto por meio de um número exclusivo de WhatsApp.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.